Circo Social

nas entrelinhas das produções acadêmicas brasileiras em programas de pós-graduação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-70997

Palavras-chave:

Artes cênicas, Projetos sociais, Educação popular, Educação corporal, Circo social

Resumo

As revisões sistemáticas visam a mapear, discutir e sintetizar as produções acadêmicas, consideram campos específicos e contribuem para a difusão e o avanço do conhecimento. O presente artigo discute a produção acadêmica sobre o Circo social no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. A busca por dissertações de mestrado e teses de doutorado foi realizada considerando os principais diretórios e bases de dados acadêmicos nacionais, empregando distintos uni-termos (circo social; circo; educação popular; arte-educação). Foram localizados oito trabalhos, dois de doutorado e seis de mestrado, defendidos em áreas distintas do conhecimento. As análises indicaram a capilaridade da prática do Circo social em todas as regiões do território nacional, ressaltando a contribuição socioeducativa dos projetos sob uma busca intencional da transformação social. Notamos, por fim, a construção de uma pedagogia em diálogo com saberes e tradições da cultura popular, considerando as particularidades das comunidades onde cada ação é desenvolvida, com destacada ênfase em processos de arte-educação para crianças, adolescentes e jovens.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Somme, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; educadora social.

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Investigación en la Actividad Física y deporte pela Universidade de Lleida, Espanha; estágio pós-doutoral pela Concordia University, Canadá; livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

SOMME, M. I.; BORTOLETO, M. A. C. Circo Social: nas entrelinhas das produções acadêmicas brasileiras em programas de pós-graduação no Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 126–148, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-70997. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70997. Acesso em: 21 nov. 2024.