Um novo conceito de educar na Comunidade de Pau Branco

o associativismo em Richado de Santana/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-70727

Palavras-chave:

Associativismo, Comunidade, Políticas Públicas, Produção Sustentável

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as práticas educativas da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Pau Branco - APAB. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético (MHD) e os instrumentos de coleta de dados foram questionários e análise documental com os representantes da sociedade civil, o elaborador de projetos, os sócios projetistas e as famílias daquela comunidade. Os dados coletados evidenciaram que o associativismo tem se perpetuado como uma forma de realização do trabalho na APAB. Os sujeitos incluídos nesse contexto têm se organizado de forma coletiva e foram contemplados com políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo estas alternativas voltadas para o associativismo no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Domingos Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC); membro da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais (REDE PECC-MS); coordenador pedagógico da rede municipal de educação de Guanambi, Bahia, Brasil.

Arlete Ramos dos Santos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; est´ágio pós-doutoral pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", São Paulo, Brasil; professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil; coordenadora da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais (REDE PECC-MS); coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC).

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas S/A, 1999.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1994.

BRASIL. Decreto nº 4.772, de 2 de julho de 2003. Regulamenta o art. 19 da Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003. Brasília, DF, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4772.htm. Acesso em: 16 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória no 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei no 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm. Acesso em: 16 fev. 2023.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. Estudo da Dimensão Territorial para o Planejamento. Brasília: CGEE, 2006. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/11009772/4Modulo_4PPA_6435.pdf/5a72a55e-9445-4dc1-afb9-680e644b29b3?version=1.0. Acesso em: 20 fev. 2023.

CASTRO, R. A.; SANTOS, A. R. Agroecologia e o potencial contra-hegemônico do inventário da realidade na educação do campo. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), Itapetinga, v. 3, n. 1, p. 118-136, 2022. DOI 10.22481/poliges.v3i1.10759. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/10759. Acesso em: 5 fev. 2023.

CORADINI, O. L. Engajamento associativo-sindical e recrutamento de elites políticas: tendências recentes no Brasil. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 28, p. 181-203, 2007. DOI 10.1590/S0104-44782007000100012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/Md3mvV64WTw9pZm3D3q9vkt/?lang=pt#. Acesso em: 16 fev. 2023.

DIANI, M.; BISON, I. Organizações, coalizões e movimentos. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, v. 3, p. 220-249, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/1681. Acesso em: 16 fev. 2023.

FARIA, J. H. Economia política do poder: fundamentos. Curitiba: Criar, 2004.

FRANTZ, W. Associativismo, cooperativismo e economia solidária. Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2012. (Coleção educação à distância).

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.

GUILLERM, A.; BOURDET, Y. Autogestão: uma mudança radical. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

HARVEY, D. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades, 2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/riacho-de-santana/panorama. Acesso em: 23 fev. 2023.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

LEONELLO, J. C. O associativismo como alternativa de desenvolvimento na dinâmica da economia solidária. 2010. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2010. Disponível em: https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/ServicoSocial/leonello.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

MARX, K. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 1967. (Coleção Marx‑Engels).

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

MOREIRA, A. D. A educação não formal na associação dos pequenos produtores rurais de Pau Branco - APAB no município de Riacho de Santana - BA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2019. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2020/03/ANT%C3%94NIO-DOMINGOS-MOREIRA.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.

OIT. Organização Internacional do Trabalho. Trabalho e família: rumo a novas formas de conciliação com co-responsabilidade social. Brasília: OIT, 2009. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/---ilo-brasilia/documents/publication/wcms_233473.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

PORTILHO, F. Novos atores no mercado: movimentos sociais econômicos e consumidores politizados. Revista Política & Sociedade, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 199-204, 2009. DOI 10.5007/2175-7984.2009v8n15p199. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2009v8n15p199. Acesso em: 5 fev. 2023.

PUTNAM, R. D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2002.

RICCIARDI, L.; JENKINS, L. R. Cooperativa, a empresa do século XXI: como os países em desenvolvimento podem chegar a desenvolvidos. São Paulo: LTr, 2000.

SANTOS, A. R. Internacionalização da pesquisa e produção do conhecimento sobre educação do campo da área da educação na região nordeste (2013-2020). Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 196-228, 2020. DOI 10.22481/rpe.v16i43.7689. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7689. Acesso em: 12 fev. 2023.

WARREN, M. Democracy and association. Princeton: Princeton University, 2001.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Como Citar

MOREIRA, A. D.; SANTOS, A. R. dos. Um novo conceito de educar na Comunidade de Pau Branco: o associativismo em Richado de Santana/BA. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 228–247, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-70727. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70727. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)