Educação e práticas agroecológicas

a associação dos pequenos produtores rurais de Pau Branco – APAB, Riacho de Santana, Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-58694

Palavras-chave:

Associativismo, Políticas públicas, Produção agroecológica

Resumo

O relato de experiência é fruto da pesquisa de mestrado acadêmico realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O lócus da pesquisa foi a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Pau Branco (APAB), situada no município de Riacho de Santana, Bahia. Os objetivos da pesquisa se pautaram em analisar as práticas educativas não formais; as organizações e as relações de trabalho na APAB; identificar as práticas coletivas e formativas; observar as vivências/experiências dos sujeitos na associação. O método utilizado foi o materialismo histórico dialético, e os instrumentos de coleta de dados foram questionários e análise documental com os sócios projetistas e as famílias daquela comunidade. Foi constatado, mediante as falas dos sujeitos, que ocorre a construção do saber teórico/prático na perspectiva do trabalho coletivo/cooperativo e também a produção agroecológica no sistema de hortas agroecológicas. Os dados coletados evidenciaram que, no período de pesquisa da dissertação de mestrado, de 2018 e 2019, o associativismo aconteceu nos espaços da APAB, pois os atores incluídos no contexto investigado têm se organizado na perspectiva da implementação de políticas públicas voltadas para o associativismo como alternativa de produção sustentável com um viés agroecológico e de forma solidária. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Domingos Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural, Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC), do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação do Campo (GEPEC) e da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais (RedePECC-MS); professor da rede municipal de educação de Riacho de Santana, Bahia, Brasil.

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho"; professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil; coordenadora da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais (RedePECC-MS). 

Referências

ANDRADE, M. M. Pesquisa científica: noções introdutórias. In: Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 121-127.

APAB - Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Pau Branco. Estatuto. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2020/03/ANT%C3%94NIO-DOMINGOS-MOREIRA.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.

ARRUDA, J. Agricultura urbana e peri-urbana em Campinas/SP: análise do programa de hortas comunitárias como subsídio para políticas públicas. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

BERTOLDO, J. Associativismo. Santa Maria: Editora da UFSM, 2015. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/513/2020/08/CARTILHA-ASSOCIATIVISMO.pdf. Acesso em: 2 mar. 2020.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A.; PAULUS, G. Agroecologia: matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. In: CONTIN, I. L.; PIES, N.; CECCONELLO, R. (org.). Agricultura familiar: caminhos e transições. Passo Fundo: IFIBE, 2006. p. 45-80.

COSTA, M. S. C.; OLIVEIRA, A. C. S.; FIGUEIREDO, R. J. L. Associativismo. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha: Instituto Centro de Ensino Tecnológico, 2013.

CRÚZIO, H. O. Como organizar e administrar uma cooperativa: uma alternativa para o desemprego. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SANTOS, B. de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SOUZA, J. R. M. A política de aquisição de alimentos na mira do golpe. Okara: Geografia em Debate, João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 664-677, 2018. Disponível em: http://www.okara.ufpb.br. Acesso em: 26 nov. 2020.

UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-graduação em Educação. Apresentação. 2020. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/apresentacao/. Acesso em: 10 set. 2020.

VEIGA, S. M.; RECH, D. Associações: como constituir sociedades sem fins lucrativos. Rio de Janeiro: DP&A: Fase, 2001.

VELOSO, F. Políticas públicas no município de Junqueirópolis (SP): o PRONAF e o PAA. 2011. 249 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2011.

Downloads

Publicado

31-08-2021

Como Citar

MOREIRA, A. D.; SANTOS, A. R. dos. Educação e práticas agroecológicas: a associação dos pequenos produtores rurais de Pau Branco – APAB, Riacho de Santana, Bahia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 320–332, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-58694. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/58694. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)