A dialogia freiriana nos Bachilleratos Populares argentinos

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DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-70530

Palavras-chave:

Educação Popular, Bachilleratos Populares, Dialogia

Resumo

Neste artigo, de natureza qualitativa, objetiva-se analisar a dialogia freireana nas escolas públicas populares argentinas de jovens e adultos, denominadas Bachilleratos Populares, majoritariamente geridas em fábricas recuperadas e em espaços de gestão coletiva coordenados por movimentos sociais e organizações sindicais. Para tanto, foram realizadas as análises bibliográfica e documental, a partir das quais se discute as influências da educação popular de tradição freireana nos Bachilleratos Populares, partindo-se do histórico delas, bem como da construção e da aplicabilidade do projeto político-pedagógico de cada uma. No desfecho, aprofunda-se a discussão da supracitada dialogia freireana como ponto central dos Bachilleratos Populares no ato de reinventar Paulo Freire e novas perspectivas para se pensar a educação popular na conjuntura latino-americana.

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Biografia do Autor

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia (GPOD).

Ignacio Moñino, Universidad de Buenos Aires

Graduado em Antropologia pela Facultad de Filosofia y Letras (FFyL) da Universidad de Buenos Aires (UBA); Integrante da Cooperativa de Educadores e Investigadores Populares (CEIP); Educador Popular.

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

GOMES, M. C. de O.; MOÑINO, I. A dialogia freiriana nos Bachilleratos Populares argentinos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 140–154, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-70530. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70530. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais