A dialogia freiriana nos Bachilleratos Populares argentinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-70530

Palavras-chave:

Educação Popular, Bachilleratos Populares, Dialogia

Resumo

Neste artigo, de natureza qualitativa, objetiva-se analisar a dialogia freireana nas escolas públicas populares argentinas de jovens e adultos, denominadas Bachilleratos Populares, majoritariamente geridas em fábricas recuperadas e em espaços de gestão coletiva coordenados por movimentos sociais e organizações sindicais. Para tanto, foram realizadas as análises bibliográfica e documental, a partir das quais se discute as influências da educação popular de tradição freireana nos Bachilleratos Populares, partindo-se do histórico delas, bem como da construção e da aplicabilidade do projeto político-pedagógico de cada uma. No desfecho, aprofunda-se a discussão da supracitada dialogia freireana como ponto central dos Bachilleratos Populares no ato de reinventar Paulo Freire e novas perspectivas para se pensar a educação popular na conjuntura latino-americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia (GPOD).

Ignacio Moñino, Universidad de Buenos Aires

Graduado em Antropologia pela Facultad de Filosofia y Letras (FFyL) da Universidad de Buenos Aires (UBA); Integrante da Cooperativa de Educadores e Investigadores Populares (CEIP); Educador Popular.

Referências

AMPUDIA, M.; ELISALDE, R. Bachilleratos populares en la Argentina: movimiento pedagógico, cartografía social y educación popular. Polifonías Revista de Educación, Luján, v. 4, n. 7, p. 154-177, 2015. Disponível em: http://www.polifoniasrevista.unlu.edu.ar/sites/www.polifoniasrevista.unlu.edu.ar/files/site/7%20-%20Ampudia.pdf. Acesso em: 3 jan. 2023.

ARGENTINA. Ley 1.420 de 1884. Ley reglamentando la Educación Común. Senado y Cámara de Diputa los de la Nación Argentina. Buenos Aires, 1884. Disponível em: http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/normas/5421.pdf. Acesso em: 3 jan. 2023.

ARGENTINA. Ministerio de Desarrollo Productivo. Instituto Nacional de Asociativismo y Economía Social. Registro Nacional de Empresas Recuperadas. 2020.

BRANDÃO, C. R. La educación popular de ayer y de hoy. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Biblos, 2017.

BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.

BURDMAN, J. La rearticulación identitaria del peronismo a partir del discurso de Carlos Menem. Una perspectiva desde los enfoques de Ernesto Laclau y Slavoj Zizek. Memoria y sociedad, Bogotá, v. 12, n. 25, p. 7-20, 2008. Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/8181. Acesso em: 14 jan. 2023.

CABADO, G.; GRECO, M.; SAGUIER, V. Los centros educativos de nivel secundario (CENS): una escolarización invisibilizada pero masiva. In: KRICHESKY, M. D. (org.). Secundario adultos. Buenos Aires: Investigación Educativa, 2015. p. 91-106.

CARRI, M. et al. La enseñanza/construcción del cooperativismo como opción político-pedagógica: notas sobre una experiencia. In: DI

MAIO, R. A. L. (org.). Praxis política y educación popular: apuntes en torno a una pedagogía emancipatoria en las aulas del bachillerato IMPA. Buenos Aires: Independente, 2016. p. 205-234.

ELISALDE, R. Paulo Freire, educación popular, estado y movimientos sociales: una experiencia de gestión al frente de la secretaría de educación de San Pablo. 2. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial Biblos, 2018.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. 14. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2021a.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 51. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2021b.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação?. 19. ed. Tradução de Rosiska Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 69. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2019.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.

FREIRE, P.; FREIRE, A. M. A.; OLIVEIRA, W. F. Pedagogia da solidariedade. 3. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2018.

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Sobre educação: diálogos. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1988.

GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, 2006. DOI 10.1590/S0104-40362006000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/?lang=pt. Acesso em: 14 jan. 2023.

GOMES, M. C. O.; DAL RI, N. M. Autogestão, formação e educação continuada nos bachilleratos populares argentinos. Revista GESTO-Debate, Campo Grande, v. 7, n. 1, p. 97-106, 2023. DOI 10.55028/gd.v7i01.17796. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17796. Acesso em: 7 jan. 2023.

HENRIQUES, F. C. Autogestão em empresas recuperadas por trabalhadores: Brasil e Argentina. Florianópolis: Insular, 2014.

HERTEL, R. Abertura neoliberal comparada em Brasil e Argentina nos governos Cardoso e Menem. Revista Acadêmica de Relações Internacionais, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 103-124, 2013. Disponível em: https://rari.paginas.ufsc.br/files/2013/10/RARI-N_4-Vol.-II-Completa.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.

JANJETIC, M. B. “En el bachi te dejan ser”: trayectorias educativas en bachilleratos populares. Buenos Aires: La Crujía, 2018.

MOÑINO, I. El movimiento de los bachilleratos populares y su interpelación en la EDJA: logros, actualidad y perspectivas. Encuentro de saberes, Buenos Aires, v. 1, n. 10, p. 36-53, 2021. Disponível em: http://revistas.filo.uba.ar/index.php/encuentrodesaberes/article/view/3925. Acesso em: 14 jan. 2023.

REBÓN, J. Trabajando sin patrón: las empresas recuperadas y la producción. Buenos Aires: Instituto de Investigaciones Gino Germani; Facultad de Ciencias Sociales; UBA, 2005.

RUGGERI, A. Empresas recuperadas pelos trabalhadores: ocupações e autogestão na Argentina. Marília: Lutas Anticapital, 2018.

WAHREN, J. Bachilleratos populares en Argentina: educación desde los movimientos sociales. Revista de Ciencias Sociales, Montevideo, v. 33, n. 47, p. 89-109, 2020. DOI 10.26489/rvs.v33i47.5. Disponível em: https://rcs.cienciassociales.edu.uy/index.php/rcs/article/view/74. Acesso em: 14 jan. 2023.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Como Citar

GOMES, M. C. de O.; MOÑINO, I. A dialogia freiriana nos Bachilleratos Populares argentinos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 140–154, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-70530. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70530. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais