Educação contextualizada e a interdisciplinaridade na escola do campo
um olhar a partir da realidade e do currículo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-69961Palavras-chave:
Escola, Contextualização, Realidade, Currículo, SustentabilidadeResumo
Este relato de experiência busca apresentar as práticas exitosas desenvolvidas por um projeto com ênfase na educação contextualizada em uma escola do campo da rede estadual de ensino, em Casa Nova, na Bahia, com um olhar voltado para a realidade e para o currículo do curso. Objetiva mostrar as vivências e descrever as experiências a partir de uma ação sustentável que emergiu de uma situação-problema especificada pelos alunos em sala de aula, na disciplina de Intervenção Social do curso Semeando Agroecologia. A temática desenvolvida aborda ainda metodologias estratégicas e ecológicas de coleta de resíduos, como palestras e oficinas de produção que contribuíram para o aprendizado dos discentes da comunidade e da docente. Esses dois segmentos, juntos à comunidade local e do campo, evidenciam que existem possíveis soluções e mecanismos sustentáveis que servem de proposta de intervenção para amenizar o problema do descarte inadequado do óleo de cozinha, identificado pelos alunos. Por fim, com base nos resultados do projeto, nota-se a importância de uma educação contextualizada de maneira interdisciplinar, dessa experiência no contexto, que contribuiu para um conhecimento crítico e contextualizado intrinsecamente, aliado à realidade e que valoriza o currículo.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=26.,da%20economia%20e%20da%20clientela. Acesso em: 1 nov. 2023.
CALDART, R. S. et al. Inventário da realidade: guia metodológico para uso nas escolas do campo. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS DO CAMPO, 2016. Veranópolis: IEJC, 2016.
CARNEIRO, V. M. O. Agricultura familiar e convivência com o semiárido. In: SANTOS, B. M. C.; OLIVEIRA, C. S. et al. (org.). Construindo saberes para educação contextualizada. Feira de Santana: MOC, 2011. p. 58-72. Disponível em: http://plataforma.redesan.ufrgs.br/biblioteca/pdf_bib.php?COD_ARQUIVO=10485. Acesso em: 9 abr. 2023.
COSTA, E. R.; ALVES, M. Z.; FALEIRO, W. A interdisciplinaridade no curso de educação do campo: o caso da UFG Catalão. Enciclopédia Biosfera, Jandaia, v. 11, n. 20, p. 47-55, 2015. Disponível em: https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2131. Acesso em: 9 abr. 2023.
REVISTA ARTESANATO. Disponível em: https://www.resvistaartesanato.com.br. Acesso em: 9 abr. 2023.
SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 44, 2010. DOI 10.1590/S1413-24782010000200013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KdGRyTzTrq88q5HyY3j9pbz/#. Acesso em: 9 abr. 2023.
SOUSA, J. G.; PINHO, M. J. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como fundamentos na ação pedagógica: aproximações teórico-conceituais. Signos, Lajeado, v. 38, n. 2, 2017. DOI 10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1606. Disponível em: http://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1606. Acesso em: 9 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juçana Braga dos Santos, Paulo José Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.