Educação contextualizada e a interdisciplinaridade na escola do campo

um olhar a partir da realidade e do currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-69961

Palavras-chave:

Escola, Contextualização, Realidade, Currículo, Sustentabilidade

Resumo

Este relato de experiência busca apresentar as práticas exitosas desenvolvidas por um projeto com ênfase na educação contextualizada em uma escola do campo da rede estadual de ensino, em Casa Nova, na Bahia, com um olhar voltado para a realidade e para o currículo do curso. Objetiva mostrar as vivências e descrever as experiências a partir de uma ação sustentável que emergiu de uma situação-problema especificada pelos alunos em sala de aula, na disciplina de Intervenção Social do curso Semeando Agroecologia. A temática desenvolvida aborda ainda metodologias estratégicas e ecológicas de coleta de resíduos, como palestras e oficinas de produção que contribuíram para o aprendizado dos discentes da comunidade e da docente. Esses dois segmentos, juntos à comunidade local e do campo, evidenciam que existem possíveis soluções e mecanismos sustentáveis que servem de proposta de intervenção para amenizar o problema do descarte inadequado do óleo de cozinha, identificado pelos alunos. Por fim, com base nos resultados do projeto, nota-se a importância de uma educação contextualizada de maneira interdisciplinar, dessa experiência no contexto, que contribuiu para um conhecimento crítico e contextualizado intrinsecamente, aliado à realidade e que valoriza o currículo.

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Biografia do Autor

Juçana Braga dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialista em Educação, Contemporaneidade e as Novas Tecnologias pela Universidade do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Paulo José Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Bahia, Brasil.

Referências

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

SANTOS, J. B. dos; PEREIRA, P. J. Educação contextualizada e a interdisciplinaridade na escola do campo: um olhar a partir da realidade e do currículo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 269–281, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-69961. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69961. Acesso em: 22 jul. 2024.