Educação, direitos humanos e Movimento de Trabalhadoras Sexuais

na batalha transformando mundos a partir de uma perspectiva freireana

Autores

  • Fernanda Priscila Alves da Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69196

Palavras-chave:

Educação popular, Direitos Humanos, Trabalhadoras sexuais, Batalha

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da educação relacionada aos direitos humanos, tendo como referência a experiência do Movimento de Trabalhadoras Sexuais no Brasil. Em termos metodológicos e epistemológicos, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que tem como ponto de partida as reflexões e tessituras construídas a partir de estudos sobre prostituição, trabalho sexual e movimento de trabalhadoras sexuais. Desse modo, foram realizadas buscas, levantamentos de estudos e revisões de obras acerca da temática abordada com o intuito de contribuir na fundamentação teórica deste estudo. Além disso, fez parte da metodologia considerar as narrativas e vozes das interlocutoras do presente estudo como parte fundamental da análise de dados. A discussão apresentada pretende problematizar as discussões, perguntas e reflexões acerca da educação, dos direitos humanos e do Movimento de Trabalhadoras Sexuais, apontando que esse Movimento se configura também como movimento social, construindo outros modos de fazer educação, um que fazer histórico que propõe uma práxis político-educativa desde a batalha. Assim, legitima-se que os saberes construídos no interior do Movimento de Trabalhadoras Sexuais lançam luzes e apontam inédito-viáveis para a construção de um mundo mais diverso.

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Biografia do Autor

Fernanda Priscila Alves da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia, Brasil; professora adjunta do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

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Publicado

18-10-2023

Como Citar

SILVA, F. P. A. da. Educação, direitos humanos e Movimento de Trabalhadoras Sexuais: na batalha transformando mundos a partir de uma perspectiva freireana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 256–277, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69196. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69196. Acesso em: 22 dez. 2024.