Sobre precarização e ressentimento
uma discussão acerca dos ataques aos docentes da educação pública durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-69022Palavras-chave:
Precarização do trabalho, Trabalho docente, Pandemia de Covid-19, RessentimentoResumo
O objetivo deste ensaio é discutir os ataques sofridos pelos professores de escolas públicas por parte de outros trabalhadores durante a pandemia de Covid-19, de forma a relacionar essa situação ao processo de precarização do trabalho que, neste período particular do capitalismo, potencializa a constituição subjetiva do ressentimento. Para alcançá-lo, realiza-se um estudo qualitativo e bibliográfico, com referenciais que incluem Dardot e Laval (2016), Antunes (2000; 2009; 2018; 2020), Alves (2007) e Kehl (2020). Composta de duas seções centrais, a escrita elucida o processo de precarização que atinge os trabalhadores no capitalismo e relaciona-o à constituição do ressentimento, o que fomenta embates entre trabalhadores. A partir da discussão, invoca-se o papel da educação no reconhecimento e no fortalecimento de lutas contra a subordinação dos sujeitos a um formato de trabalho que os objetifica, estando na humanização a oportunidade de mudança.
Downloads
Referências
ALVES, G. Dimensões da reestruturação produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. Londrina: Práxis, 2007.
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
ANTUNES, R. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.
ANTUNES, R. Século XXI: nova era da precarização estrutural do trabalho? In: ANTUNES, R.; BRAGA, R. (org.). Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009. p. 231-238.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2000.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
FÁVERO, A. A.; VIEIRA, A. L.; ESTORMOVSKI, R. C. A redução do papel do professor-mestre à condição ilusória de empreendedor. Roteiro, Joaçaba, v. 47, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.28387. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/28387. Acesso em: 20 jan. 2023.
KEHL, M. R. Ressentimento. São Paulo: Boitempo, 2020.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.
PINTO, S. C. L. Entre coaches e colaboradores: o sujeito do desempenho. Revista de Ciências Sociais, Política & Trabalho, João Pessoa, n. 55, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/56822. Acesso em: 11 fev. 2023.
ROSSI, R. A precarização da educação pública formal no estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 47-58, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n22013-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22514. Acesso em: 8 abr. 2023.
SALMON, A. A empresa neoliberal: da ordem espontânea à ordem moral. Sociologias, Porto Alegre, v. 19, n. 45, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004511. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/XZBnV93KvLRJ9KXRSTtGhHz/?lang=pt. Acesso em: 11 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Lúcia Vieira, Renata Cecilia Estormovski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.