Sobre precarização e ressentimento

uma discussão acerca dos ataques aos docentes da educação pública durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69022

Palavras-chave:

Precarização do trabalho, Trabalho docente, Pandemia de Covid-19, Ressentimento

Resumo

O objetivo deste ensaio é discutir os ataques sofridos pelos professores de escolas públicas por parte de outros trabalhadores durante a pandemia de Covid-19, de forma a relacionar essa situação ao processo de precarização do trabalho que, neste período particular do capitalismo, potencializa a constituição subjetiva do ressentimento. Para alcançá-lo, realiza-se um estudo qualitativo e bibliográfico, com referenciais que incluem Dardot e Laval (2016), Antunes (2000; 2009; 2018; 2020), Alves (2007) e Kehl (2020). Composta de duas seções centrais, a escrita elucida o processo de precarização que atinge os trabalhadores no capitalismo e relaciona-o à constituição do ressentimento, o que fomenta embates entre trabalhadores. A partir da discussão, invoca-se o papel da educação no reconhecimento e no fortalecimento de lutas contra a subordinação dos sujeitos a um formato de trabalho que os objetifica, estando na humanização a oportunidade de mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Vieira, Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil; professora da rede municipal de ensino de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil; Capes scholarship holder; membro do Grupo de Estudos Formação Humana, do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação e do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Sociedade.

Renata Cecilia Estormovski, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; bolsista Capes; professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes.

Referências

ALVES, G. Dimensões da reestruturação produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. Londrina: Práxis, 2007.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

ANTUNES, R. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.

ANTUNES, R. Século XXI: nova era da precarização estrutural do trabalho? In: ANTUNES, R.; BRAGA, R. (org.). Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009. p. 231-238.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2000.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

FÁVERO, A. A.; VIEIRA, A. L.; ESTORMOVSKI, R. C. A redução do papel do professor-mestre à condição ilusória de empreendedor. Roteiro, Joaçaba, v. 47, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.28387. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/28387. Acesso em: 20 jan. 2023.

KEHL, M. R. Ressentimento. São Paulo: Boitempo, 2020.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

PINTO, S. C. L. Entre coaches e colaboradores: o sujeito do desempenho. Revista de Ciências Sociais, Política & Trabalho, João Pessoa, n. 55, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/56822. Acesso em: 11 fev. 2023.

ROSSI, R. A precarização da educação pública formal no estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 47-58, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n22013-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22514. Acesso em: 8 abr. 2023.

SALMON, A. A empresa neoliberal: da ordem espontânea à ordem moral. Sociologias, Porto Alegre, v. 19, n. 45, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004511. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/XZBnV93KvLRJ9KXRSTtGhHz/?lang=pt. Acesso em: 11 fev. 2023.

Downloads

Publicado

04-09-2023

Como Citar

VIEIRA, A. L.; ESTORMOVSKI, R. C. Sobre precarização e ressentimento: uma discussão acerca dos ataques aos docentes da educação pública durante a pandemia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 86–105, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69022. Acesso em: 27 dez. 2024.