Os saberes e lugares da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos
um estudo de revisão
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-68490Palavras-chave:
Educação, Educação de Jovens e Adultos, Educação FísicaResumo
O presente estudo busca compreender o que vem sendo pesquisado, as principais interpretações, os saberes e os lugares ocupados pelo componente curricular da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foi realizada a busca em periódicos pertencentes à área da Educação Física, com estratos A2, B1 e B2. Com essa revisão, é possível compreender que a Educação Física na EJA ainda percorre um caminho em que os saberes tematizados estão relacionados a uma Educação Física esportivista ou alicerçada na aptidão física voltada à saúde, propostas essas que parecem não dialogar com as premissas da EJA. No entanto, apontamos também experiências recentes que apontam para reflexão da proposição da Educação Física na EJA e de como ela pode contribuir para a tematização das realidades vividas pelos sujeitos da EJA, buscando estar pautada na luta por dignidade, na emancipação e na reparação de direitos que lhes foram negados.
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