Os saberes e lugares da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos

um estudo de revisão

Autores

  • Patrick da Silveira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elisandro Schultz Wittizorecki Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-68490

Palavras-chave:

Educação, Educação de Jovens e Adultos, Educação Física

Resumo

O presente estudo busca compreender o que vem sendo pesquisado, as principais interpretações, os saberes e os lugares ocupados pelo componente curricular da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foi realizada a busca em periódicos pertencentes à área da Educação Física, com estratos A2, B1 e B2. Com essa revisão, é possível compreender que a Educação Física na EJA ainda percorre um caminho em que os saberes tematizados estão relacionados a uma Educação Física esportivista ou alicerçada na aptidão física voltada à saúde, propostas essas que parecem não dialogar com as premissas da EJA. No entanto, apontamos também experiências recentes que apontam para reflexão da proposição da Educação Física na EJA e de como ela pode contribuir para a tematização das realidades vividas pelos sujeitos da EJA, buscando estar pautada na luta por dignidade, na emancipação e na reparação de direitos que lhes foram negados.

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Biografia do Autor

Patrick da Silveira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professor do Programa Ação Integrada para Adultos na Prefeitura Municipal de Esteio, Rio Grande do Sul, Brasil.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; com período sanduíche em Universitat de Barcelona, Espanha; professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

GONÇALVES, P. da S.; WITTIZORECKI, E. S. Os saberes e lugares da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de revisão. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 132–149, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-68490. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68490. Acesso em: 26 jul. 2024.