Formação educacional fora da trilha

com a palavra, um sujeito do campo e as suas memórias

Autores

  • José Raimundo Oliveira Lima Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-48498

Palavras-chave:

História de vida, Meio rural, Desenvolvimento educacional, Economia popular e solidária, Agricultura familiar

Resumo

Este trabalho contempla uma narrativa sobre a história de vida, formação e profissão de um ex-morador da zona rural, no semiárido baiano, considerado como caso de “sucesso” no que concerne à sua carreira acadêmico/profissional. Trata-se da história de um personagem/sujeito advindo do meio rural, onde nasceu, cresceu e vivenciou os primeiros anos (Ensino Fundamental I e II) da sua trajetória de escolaridade/formação em uma escola multisseriada, cujas aulas eram ministradas por professor leigo. Ao refletir sobre si, esse sujeito evoca as suas memórias, analisa a sua trajetória e relembra as dificuldades e os percalços enfrentados desde o início dos estudos na escola rural, passando pelo ensino técnico noturno, o ingresso como professor em uma universidade pública, até a consolidação de sua trajetória enquanto pesquisador, cujo objeto de pesquisa, em nível de doutoramento, foi a economia popular e solidária imbricada num contexto geral da agricultura familiar e educação popular. Para ele, trata-se de uma importante política pública para o Território de Identidade Portal do Sertão e pode contemplar os processos educativos vividos ao longo dessa história de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Raimundo Oliveira Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil; professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil; coordenador do Programa Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária (IEPS/UEFS); vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial (Mestrado); líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local Solidário (GEPOSDEL/UEFS).

Referências

BOURDIEU, P. Esboço para uma auto-análise. Edições 70: Portugal, 2005.

ENGELS, F. As guerras camponesas na Alemanha. São Paulo: Editorial Grijalbo, 1977.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

PASSEGGI, M. C. e SOUZA, E. C. (Orgs.). (Auto) Biografia: formação, territórios e saberes, Natal: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 208.

SOARES, M. Metamemória-memoriais: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.

VIGOSTKI, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Como Citar

LIMA, J. R. O. Formação educacional fora da trilha: com a palavra, um sujeito do campo e as suas memórias. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 236–254, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-48498. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48498. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)