Avaliação da contribuição de intervenções de educação em saúde de um projeto de extensão universitária na qualidade de vida de cuidadoras de pessoa com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-67456Palavras-chave:
PcD, Cuidadores, Qualidade de Vida, Educação em SaúdeResumo
Entre os cuidadores informais – aqueles que não recebem salário – de pessoa com deficiência, é comum abrir mão da vida pessoal para cuidar da pessoa querida, apresentando dificuldades em manter relacionamentos interpessoais, lazer, trabalho e saúde. Logo, uma rede de apoio socioeducacional é importante para auxiliá-los no enfrentamento das dificuldades cotidianas. O objetivo do estudo foi avaliar se houve melhora na qualidade de vida das cuidadoras de pessoa com deficiência participantes de um projeto de extensão de ação contínua, e a contribuição que a rede de apoio social/educacional formada pelo grupo gerou na vida delas em um recorte temporal entre 2017 e 2021. Os dados foram coletados a partir dos questionários de Avaliação de Qualidade de Vida (SF-36) e de Avaliação da Percepção dos cuidadores quanto à formação de uma rede de apoio e seu papel em suas vidas. Não foram identificadas diferenças na qualidade de vida no período de interesse, incluindo os anos de pandemia de COVID-19. As cuidadoras demonstraram que houve uma contribuição positiva em suas vidas decorrente da participação no projeto de extensão. Assim, a extensão universitária pode ser uma aliada no processo de melhoria e manutenção da qualidade de vida dos cuidadores.
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