Cuidado farmacêutico e Método Dáder aplicado a um Programa Multiprofissional de Reabilitação Cardíaca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-66812

Palavras-chave:

Atenção farmacêutica, Reabilitação cardíaca, Cardiopatia

Resumo

Este texto relata a experiência do cuidado farmacêutico em um programa multiprofissional de reabilitação cardíaca, feito por meio da aplicação de seguimento farmacoterapêutico. Trata-se de um estudo descritivo e do tipo relato de experiência, desenvolvido no Centro de Reabilitação do Hospital São Lucas da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, durante um período de três meses. Para o seguimento farmacoterapêutico, foi utilizada a Metodologia Dáder, adaptada ao programa, ao tempo disponível e aos recursos, sendo elaborada nas seguintes fases: entrevista farmacêutica, estado de situação, fase de estudo, intervenção e avaliação dos resultados. Dois indivíduos preencheram os critérios de seleção e foram incluídos no programa. Ambos utilizavam mais de cinco medicamentos, acessavam o tratamento de forma total ou parcial pelo Sistema Único de Saúde e apresentavam problemas relacionados à farmacoterapia e à falta de controle da pressão arterial sistêmica. Os principais problemas identificados foram: uso inadequado de medicamentos; dificuldade na organização e aquisição dos medicamentos; indisponibilidade de exames laboratoriais para controle; e dificuldade na compreensão da terapia. As intervenções realizadas em acordo com o paciente, família e equipe multiprofissional se embasaram nos problemas identificados. Ao final do programa, ambos os pacientes apresentaram redução da pressão arterial sistêmica.

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Biografia do Autor

Kathleen Asturian, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Assistência Farmacêutica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

ASTURIAN, K. Cuidado farmacêutico e Método Dáder aplicado a um Programa Multiprofissional de Reabilitação Cardíaca. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 367–382, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-66812. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66812. Acesso em: 23 dez. 2024.