Pesquisar é preciso

desafios para uma educação crítica em tempos de crise ética e social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-65975

Palabras clave:

Educação contemporânea, Paradigma da pesquisa, Aprender a aprender

Resumen

A discussão central que apresentamos neste artigo trata do desafio da pesquisa como horizonte político-pedagógico da educação contemporânea. Diante de um contexto social que nos apresenta um mundo em permanente transformação, a educação deve transmitir e oportunizar o acesso cada vez mais amplo aos saberes que potencializam a leitura crítica do mundo em seus diferentes aspectos. Ler e interpretar o contexto, que muda rapidamente, requer um novo perfil na docência e estratégias mobilizadoras dos educandos para se sentirem estimulados no paradigma do aprender a aprender, ou seja, aprender a pesquisar. Isso porque aprendemos a vida toda e, nesse desafio, cada vez mais o direito à vida vai se confundir com o direito de aprender. Vida e conhecimento estão implicados mutuamente. A metodologia deste estudo se restringe a uma pesquisa bibliográfica e, entre as principais conclusões, podemos destacar que a perspectiva da pesquisa como paradigma pedagógico requer o redimensionamento da vida e das rotinas escolares, para que todos os sujeitos sejam estimulados e mobilizados à construção de uma sociedade aprendente e comprometida eticamente com o futuro sustentável da vida em nosso planeta, com respeito ao pluralismo cultural e à dignidade da pessoa humana.

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Biografía del autor/a

  • Sérgio Trombetta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professor associado 4 da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; vice-coordenador dos grupos de pesquisa Universidade e Bem Viver e Grupo de Estudos sobre Universidade - Inovação e Pesquisa (GEU/IPesq).

     
  • Valter Marciano dos Santos Chereta, Prefeitura Municipal de Campo Bom-RS

    Especialista em Direitos Humanos e Movimentos Sociais pelo Centro Universitário Internacional, Rio Grande do Sul, Brasil; educador social na Prefeitura Municipal de Campo Bom, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

TROMBETTA, Sérgio; ZITKOSKI, Jaime José; CHERETA, Valter Marciano dos Santos. Pesquisar é preciso: desafios para uma educação crítica em tempos de crise ética e social. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 54–70, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-65975. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/65975. Acesso em: 22 may. 2025.