Tecnologias digitais nas práticas de cuidado e cura do Coletivo Saberes e Fazeres Curativos, do Quilombo de Mata Cavalo, Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-65245

Palavras-chave:

Saberes Tradicionais, Medicina Popular, Cuidado e Cura, Quilombola, Tecnologias Digitais

Resumo

Este texto se ocupa da reflexão acerca das pesquisas empíricas desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão “Conhecimentos tradicionais e o direito de reconhecimento de benzedeiras e benzedores do Quilombo de Mata Cavalo/Nossa Senhora do Livramento/MT”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da Universidade do Mato Grosso (GEPTE/UFTM). Caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo e metodologia de pesquisa participante na qual buscamos identificar os sentidos possíveis para o uso das mídias digitais no contexto de compartilhamento de práticas tradicionais de cuidado e cura desenvolvidas pelo Coletivo Saberes e Fazeres Curativos do Quilombo de Mata Cavalo. Objetivamos refletir o processo de incorporação e utilização das tecnologias nas práticas no âmbito do projeto, bem como os limites de tal utilização diante dos tempos, espaços e lugares socioculturais em que os sujeitos estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTece/UFMT) e Dados Além da Vida (DAVI/UFMT); professora efetiva da rede  estadual de educação de Porto dos Gaúchos, Mato Grosso, Brasil. 

Edson Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor associado IV do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (UFMT). 

Referências

BRANDÃO, C. R. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (org.). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida: Ideias & Letras, 2006. p. 21-54.

BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BUZATO, M. E. K. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 38, maio/ago. 2008. Doi: 10.1590/S1413-24782008000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/SX9HjQZNmbGBgKnf33dxv4t/?lang=pt. Acesso em: 21 fev. 2021.

CAETANO, E. Ao lado dos povos e comunidades tradicionais: o GEPTE e a Epistemologia do Bem Viver. In: SÁ, E. F.; ANDRADE, D. B. S. F.; RIBEIRO, M. T. D. (org.). Memória, pesquisa e impacto social: o percurso formativo do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2021. Disponível em: https://tantatinta.com.br/wp-content/uploads/2021/11/CARLINICANIATO-Elizabeth-Figueiredo-de-Sa%CC%81-HISTO%CC%81RIAPESQUISA-E-IMPACTO-SOCIAL-e-book.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

CGI.BR; CETIC.BR; NIC.BR. TIC Domicílios 2020: lançamento dos resultados. 2020. Disponível em:

https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2020_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.

DODGE, M.; KITCHIN, R. Mapping Cyberspace. London; New York: Routledge, 2001. Disponível em: https://personalpages.manchester.ac.uk/staff/m.dodge/Mapping-Cyberspace-book-digitised-2017.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.

ICICT FIOCRUZ. Mapa de conflitos: injustiça ambiental e saúde no Brasil. Disponível em: https://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/conflito/mt-comunidade-quilombola-de-mata-cavalo-apesar-da-conquista-da-titulacao-ainda-expulsa-e-sob-ameacas/. Acesso em: 23 fev. 2022.

KEMP, S. Digital 2021: Global Overview Report. DataReportal, [s. l.], 27 de janeiro de 2021. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2021-global-overview-report. Acesso em: 21 fev. 2021.

MORI, C. K. Políticas públicas para inclusão digital no Brasil: aspectos institucionais e efetividade em iniciativas federais de disseminação de telecentros no período 2000-2010. 2011. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/10560. Acesso em: 21 fev. 2021.

OLIVEIRA, E. R. O que é benzeção. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Coleção Primeiros Passos v. 142).

RODRIGUEZ, C. L. O movimento de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercício de sua profissão: um estudo com agentes comunitários de saúde. 2006. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/419386?guid=1665774243063&returnUrl=%2fresultado%2flistar%3fguid%3d1665774243063%26quantidadePaginas%3d1%26codigoRegistro%3d419386%23419386&i=1. Acesso em: 21 fev. 2021.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

TREVISAN, D.; CAETANO, E. Tecnologias digitais nas práticas de cuidado e cura do Coletivo Saberes e Fazeres Curativos, do Quilombo de Mata Cavalo, Mato Grosso. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 316–333, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-65245. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/65245. Acesso em: 21 nov. 2024.