Debatendo gênero na escola

relato de experiência a partir de um projeto de extensão universitária

Autores

  • Michela da Rocha Iop Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
  • Cristiane Dorow Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64809

Palavras-chave:

Adolescência, Escola, Gênero, Projeto de Extensão

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo expor um projeto de extensão, realizado ao longo do ano de 2021, em uma escola do interior do estado de Santa Catarina. Intitulado “Debatendo gênero na escola”, o projeto se estruturou com o propósito de oferecer, no contexto escolar, um espaço de conversa para adolescentes acerca do tema gênero, promovendo a construção de uma sociedade mais respeitosa e inclusiva. Para a sua efetivação, utilizou-se, como método, o trabalho em grupo por meio de roda de conversa. Ao longo de seis encontros, buscou-se esboçar um espaço de troca, escuta, respeito e compartilhamento. A experiência foi de extrema importância, tanto para estudantes universitárias envolvidas, quanto para adolescentes participantes da ação, tendo em vista a oportunidade de aprendizagem das duas categorias de estudantes. Constatou-se que a realização desse grupo abriu canal de comunicação sobre o tema gênero, permitindo tomada de consciência, construções e desconstruções de concepções, no intuito de romper com a desigualdade de gênero. Entende-se que é de extrema relevância que ações como essa sejam desenvolvidas nas escolas brasileiras.

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Biografia do Autor

Michela da Rocha Iop, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professora no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Cristiane Dorow, Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Graduanda em Psicologia no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

IOP, M. da R.; DOROW, C. Debatendo gênero na escola: relato de experiência a partir de um projeto de extensão universitária. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 383–399, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64809. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64809. Acesso em: 21 nov. 2024.