Breve histórico da Educação Integral no Brasil numa perspectiva crítica

Autores

  • Adonile Ancelmo Guimarães Secretaria Municipal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63913

Palavras-chave:

Educação Integral, Estado, Educação, Neoliberalismo

Resumo

Este artigo é um estudo teórico que pretende analisar a bibliografia sobre a Educação Integral no Brasil, no que diz respeito às suas concepções surgidas ao longo da história. O intuito é tecer alguns posicionamentos sobre as discussões e problemas levantados a partir da pesquisa. Partimos do pressuposto de que o entendimento sobre a Educação Integral foi se alterando conforme as experiências e os modelos ao longo dos anos e compreender como isso aconteceu é um dos objetivos deste trabalho. Ao analisarmos a documentação sobre a Educação Integral no Brasil, deparamo-nos com experiências regionais e nacionais, que nos permitiram contextualizar e jogar luz à própria compreensão de Educação Integral e suas especificidades no território brasileiro. Muitas dessas experiências nos mostraram que a Educação Integral foi implantada no Brasil com objetivos mais assistencialistas do que educacionais. Trazer à tona o contexto dessas experiências pode nos ajudar a compreender alguns dos problemas atuais da educação brasileira.

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Biografia do Autor

Adonile Ancelmo Guimarães, Secretaria Municipal de Uberlândia

Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professor de História e analista pedagógico da rede municipal de ensino de Uberlândia, Minas Gerais.

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Publicado

29-04-2022

Como Citar

GUIMARÃES, A. A. Breve histórico da Educação Integral no Brasil numa perspectiva crítica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 192–208, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63913. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63913. Acesso em: 21 dez. 2024.