Educar para a e na alteridade

uma aproximação no pensar educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63537

Palavras-chave:

Educação, Alteridade, Outro

Resumo

Este artigo propõe uma conexão do entendimento de alteridade por Emmanuel Lévinas com o pensamento de Paulo Freire. Parte de uma reflexão decorrente da disciplina Paulo Freire oferecida em um curso de mestrado em educação. O objetivo é problematizar as ideias dos autores Lévinas e Freire na percepção de alteridade como ponto relevante para a educação. Dialogar sobre alteridade a partir dos estudos desenvolvidos em uma interlocução entre os dois pensadores reforça a importância de versar sobre o que é alteridade, como é vista e sentida em sala de aula, com especial ressonância a uma educação humanizadora.

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Biografia do Autor

Ketlin Braatz, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestra em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Saberes de Si.

 

Antonio Jose Muller, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Educação (Liderança e Administração Educacional) pela Universidade do Texas, Estados Unidos; professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Educação (EDUCOGITANS).

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

BRAATZ, K.; MULLER, A. J. Educar para a e na alteridade: uma aproximação no pensar educação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 260–273, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63537. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63537. Acesso em: 22 jul. 2024.