Saberes populares, Química e plantas medicinais
uma abordagem de ensino para o nível secundário com base em atividades práticas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-63484Palavras-chave:
Sequência de Ensino, Aprendizagem em Química, Pesquisa em Sala de Aula, Química OrgânicaResumo
Apresentam-se e discutem-se as contribuições de uma sequência de ensino sobre plantas medicinais, balizada pela pesquisa orientada dentro e fora da sala de aula e desenvolvida nos componentes curriculares de Química e Seminário Integrado do ensino médio. A temática possibilita valorizar os saberes populares dos estudantes, o que colabora com a construção da prática educativa. Aproximou-se o ensino de Química à realidade dos discentes a partir do resgate e da valorização de alguns saberes populares em sala de aula, no sentido de ultrapassar a compreensão abstrata de conhecimentos. Dentro dessa concepção, desenvolveram-se atividades para contribuir com a aprendizagem de Química e com a formação cidadã dos alunos. A diversificação das estratégias didáticas adotadas favoreceu o entendimento dos conteúdos abordados e da linguagem representacional das estruturas na Química Orgânica. Pôde-se perceber, por parte dos estudantes, uma apropriação de conceitos e termos químicos relacionados, mostrando a contribuição da temática para o contexto da educação básica, tanto no desenvolvimento dos conteúdos escolares como na pesquisa do aluno, o que lhe confere maior autonomia na busca por informações.
Downloads
Referências
BAH, M.; PEREDA-MIRANDA, R. Alcalóides pirrolizidínicos. In: SIMÕES, C. M. O. et al. (org.). Farmacognosia: da planta ao medicamento. 6. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS; Florianópolis: Editora da UFSC, 2010. p. 847-867.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.
CHASSOT, A. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: uma alternativa para a alfabetização científica. In: ANPED SUL: PESQUISA EM EDUCAÇÃO E COMPROMISSO SOCIAL, 5., 2004, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Anped, 2004. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/. Acesso em: 20 ago. 2021.
FALKENBERG, M. B.; SANTOS, R. I.; SIMÕES, C. M. O. Introdução à análise fitoquímica. In: SIMÕES, C. M. O. et al. (org.). Farmacognosia: da planta ao medicamento. 6. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS; Florianópolis: Editora da UFSC, 2010. p. 234.
FARIAS, M. R. Avaliação da qualidade de matérias-primas vegetais. In: SIMÕES, C. M. O. et al. (Org.). Farmacognosia: da planta ao medicamento. 6. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS; Florianópolis: Editora da UFSC, 2010. p. 263-288.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Coordenação de população e indicadores sociais. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101678.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.
LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2. ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2008.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, 2003. Doi: 10.1590/S1516-73132003000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2020.
NOGUEIRA, L. J.; MONTANARI, C. A.; DONNICI, C. L. Histórico da evolução da química medicinal e a importância da lipofilia: de Hipócrates e Galeno a Paracelsus e as contribuições de Overton e de Hansch. Revista Virtual de Química, Niterói, v. 1, n. 3, p. 227-240, 2009. Doi: 10.5935/1984-6835.20090023. Disponível em: https://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/view/55. Acesso em: 22 abr. 2020.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Função social: o que significa ensino de química para formar o cidadão? Revista Química Nova na Escola, São Paulo, n. 4, p. 28-34, nov. 1996. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/pesquisa.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anajara Kaczmareck Figaro, Eril Medeiros da Fonseca, Renata Hernandez Lindemann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.