Cenário do ensino religioso na educação básica brasileira

uma revisão integrativa

Autores

  • Ana Cláudia Fróes Maia Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1982-4187
  • Amanda Castelão Sousa Fundação Oswaldo Cruz
  • Valéria da Silva Trajano Instituto Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63394

Palavras-chave:

Educação, Ensino religioso, Ensino

Resumo

O ensino religioso na educação básica brasileira é um tema controverso há décadas. A fim de compreender esse cenário, realizamos uma revisão integrativa entre os anos de 2010 e 2020 nas bases de dados SciELO e BVS. Os descritores utilizados foram “Educação” e “Religião” e a palavra-chave “Ensino religioso”. Foram identificados 151 artigos, desses, 120 na SciELO e 31 na BVS. Apenas 12 respondiam à questão de partida “Qual o panorama do Ensino religioso no Brasil, na década de 2010 a 2020?”. Os critérios de análise foram: ano de produção; origem geográfica; pontos de convergência e divergência entre autores da área. Nessa década, as publicações iniciaram em 2013 e o maior interesse ocorreu entre os anos de 2016 a 2018. Nenhuma publicação foi identificada nos anos de 2019 e 2020. A maioria das publicações foi da região sudeste (11) e uma da região norte brasileira. A maioria dos autores é contra a inserção do ensino religioso na matriz curricular da educação básica devido à laicidade do Estado, ao favoritismo religioso, à pluralidade cultural e à liberdade religiosa. A união da educação popular e do ensino religioso pode ser um caminho para fomentar essa discussão, conferindo autonomia e criticidade aos sujeitos.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Fróes Maia, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade São Bento, Rio de Janeiro, Brasil; professora na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, Brasil.

Amanda Castelão Sousa, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.

Valéria da Silva Trajano, Instituto Oswaldo Cruz

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil; coordenadora do curso de especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde no Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

MAIA, A. C. F.; SOUSA, A. C.; TRAJANO, V. da S. Cenário do ensino religioso na educação básica brasileira: uma revisão integrativa. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 219–238, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63394. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63394. Acesso em: 10 out. 2024.