Educação Física, por meio do ensino remoto, junto a uma aluna com deficiência visual

um relato de experiência na EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63154

Palavras-chave:

Deficiência visual, Educação de Jovens e Adultos, Ensino remoto, Educação Física inclusiva

Resumo

Objetivamos relatar a experiência de um professor de Educação Física, no ensino remoto, junto a uma aluna com deficiência visual na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pautamos essa intervenção pedagógica na ótica freiriana, tendo como princípios norteadores: diálogo, inclusão, construção de uma relação horizontal entre professor e aluna, e experiências de vida. Foram realizados momentos síncronos, via WhatsApp, tendo a realidade da estudante como ponto de partida para a construção da aprendizagem, consciência crítica e reflexiva, por meio dos saberes da Educação Física por aulas dialógicas. Algumas dificuldades foram vivenciadas, como a falta de conhecimentos sobre tecnologias educacionais para mediar aulas, a instabilidade da conexão de internet, a insegurança sobre o ensino remoto e a experiência de práticas corporais sem a presença do professor. Concluímos que há a necessidade da formação de professores nas tecnologias educacionais, além da importância de metodologias inclusivas, dialógicas e problematizadoras. A escolha por atividades síncronas/assíncronas contribui para a redução da distância entre professor e aluna, possibilitando a construção do conhecimento, a partir de uma prática pedagógica dialógica. A ausência de apoio estrutural, tecnológico e pedagógico, no contexto pandêmico, e a inexistência de formações continuadas sobre tecnologias educacionais refletiram no aumento das desigualdades educacionais.

Biografia do Autor

  • Mateus Lemos Barroso, Rede Estadual de Educação do Ceará

    Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Fortaleza, Ceará, Brasil; professor efetivo da rede pública estadual do Ceará, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

  • Jayane Mara Rosendo Lopes, Universidade Estadual do Ceará

    Mestranda em Educação na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professora efetiva da rede pública municipal de Canindé, e da rede pública estadual do Ceará, Brasil; membro do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NIAVE/IFCE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação (IMPA/UECE/CNPq).

  • Thaidys da Conceição Lima do Monte, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará

    Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professora efetiva do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Canindé; membro do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar (GEEFE/UECE).

  • Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

    Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; estágio pós-doutoral em Desenvolvimento Humano e Tecnologias na mesma instituição; professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Brasil;  líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

Educação Física, por meio do ensino remoto, junto a uma aluna com deficiência visual: um relato de experiência na EJA. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 356–372, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63154. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63154. Acesso em: 6 mar. 2025.