Contribuições da sistematização de experiências para a Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62799

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Sistematização de experiências, Aprender com a prática

Resumo

O presente artigo tem a intenção de abordar as contribuições da metodologia participativa Sistematização de Experiências para a Educação de Jovens e Adultos de forma que escolas, profissionais, pesquisadores e gestores envolvidos com essa modalidade de ensino possam aprender com a sua prática e comunicá-la com outras práticas semelhantes. Trata-se de uma abordagem bibliográfica dessa metodologia que pode servir como elemento fundamental para o desenvolvimento de ações de êxito e produção de materiais destinados a jovens e adultos, levando em conta as características específicas deles, permitindo assim uma articulação entre teoria e prática. A partir da análise realizada, compreendemos que essa perspectiva metodológica permite aos participantes extrair aprendizagens da prática, teorizando-a e, assim, socializando os resultados obtidos com outros espaços, fazendo circular os saberes adquiridos e contribuindo com outras práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Caroline Lima de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Araras

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; psicopedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Araras, São Paulo, Brasil.

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN12000.pdf?query=diretrizes%20pedagogicas. Acesso em: 12 jul. 2021.

DI PIERRO, M. C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1115-1139, out. 2005. Doi: 10.1590/S0101-73302005000300018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mbngdHjkWrYGVX96G7BWNRg/?lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2021.

DI PIERRO, M. C.; HADDAD, S. Transformações nas políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cadernos CEDES, Campinas, v. 35, n. 96, p. 197-217, ago. 2015. Doi: 10.1590/CC0101-32622015723758. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/q4xPMXVTQvQSYrPz9qQBCgN/?lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2021.

FLECHA, R.; MELLO, R. R. A formação de educadoras e educadores para um modelo social de educação de pessoas jovens e adultas: perspectiva dialógica. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 39-52, jan./jun. 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v21n37/v21n37a04.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

HOLLIDAY, O. J. A sistematização de experiências: prática e teoria para outros mundos possíveis. Tradução de Luciana Grafée e Sílvia Pinevro. Brasília: CONTAG, 2012.

HOLLIDAY, O. J. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviana V. Resende. Brasília: MMA, 2006. Disponível em: http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/oscar-jara-para-sistematizar-experic3aancias1.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

IBGE. Biblioteca. 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101736. Acesso em: 12 jul. 2021.

MELLO, P. E. D. Material didático para a Educação de Jovens e Adultos: história, formas e conteúdos. 2010. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26012011-142038/pt-br.php. Acesso em: 12 jul. 2021.

MORAES, M. C. Movimentos sociais, territórios e resistência: a luta dos trabalhadores e do movimento de luta por moradia pela Vila Operária em Guarulhos, SP. 2018. 259 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-03122018-161019/pt-br.php. Acesso em: 12 jul. 2021.

PAIVA, J.; HADDAD, S.; SOARES, L. J. G. Pesquisa em educação de jovens e adultos: memórias e ações na constituição do direito à educação para todos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, 2019. Doi: 10.1590/S1413-24782019240050. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/xBKdqW6TtqHXPkxsHmM9jXH/?lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2021.

SANTOS, D. S. L.; LEMOS, A. G. Tensões: a ausência da EJA na BNCC. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 3., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: https://alfaeejablog.files.wordpress.com/2017/05/debora-da-silva-lopes-dos-santos-amanda-guerra-de-lemos_intensc3b5es_-ausc3aancia-da-eja-na-bncc.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

SOUZA, M. C. L. de. Ensino de matemática e conhecimento de estudantes: diálogos para a formação de professores dos anos iniciais na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA). 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Matemáticas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras-SP, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13156.

Downloads

Publicado

29-08-2022

Como Citar

SOUZA, M. C. L. de. Contribuições da sistematização de experiências para a Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 56–77, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62799. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62799. Acesso em: 21 nov. 2024.