Contribuições da sistematização de experiências para a Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62799

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Sistematização de experiências, Aprender com a prática

Resumo

O presente artigo tem a intenção de abordar as contribuições da metodologia participativa Sistematização de Experiências para a Educação de Jovens e Adultos de forma que escolas, profissionais, pesquisadores e gestores envolvidos com essa modalidade de ensino possam aprender com a sua prática e comunicá-la com outras práticas semelhantes. Trata-se de uma abordagem bibliográfica dessa metodologia que pode servir como elemento fundamental para o desenvolvimento de ações de êxito e produção de materiais destinados a jovens e adultos, levando em conta as características específicas deles, permitindo assim uma articulação entre teoria e prática. A partir da análise realizada, compreendemos que essa perspectiva metodológica permite aos participantes extrair aprendizagens da prática, teorizando-a e, assim, socializando os resultados obtidos com outros espaços, fazendo circular os saberes adquiridos e contribuindo com outras práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Maria Caroline Lima de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Araras

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; psicopedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Araras, São Paulo, Brasil.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

SOUZA, M. C. L. de. Contribuições da sistematização de experiências para a Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 56–77, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62799. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62799. Acesso em: 22 dez. 2024.