Recursos didáticos no ensino de Geografia

estratégias para trabalhar as categorias Lugar e Paisagem

Autores

  • Ian Moura Martins Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-5089-9320
  • Igor Bergamo Anjos Gomes Universidade Federal do Maranhão
  • Teresa Cristina Cantanhede Borges Faculdade do Maranhão
  • Audivan Ribeiro Garces Junior Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62328

Palavras-chave:

Categorias geográficas, Recursos didáticos, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente trabalho analisa a utilização de recursos didáticos que podem ser aplicados no ensino de Geografia, sobretudo, no contexto do ensino remoto e híbrido, recursos esses que podem ser produzidos manualmente ou via aplicativos/programas. Em seu percurso metodológico, este estudo consistiu em uma pesquisa participante de base fenomenológica organizada em quatro etapas: aplicação do questionário de sondagem; oficina sobre as categorias geográficas e recursos didáticos; construção dos recursos; e finalizando com o questionário de avaliação, que possibilitou compreender se e como os alunos assimilaram as categorias geográficas Lugar e Paisagem, bem como a operacionalização delas por intermédio dos recursos didáticos. A análise dos dados permitiu apontar a necessidade de se pensar em metodologias e o uso de recursos alternativos para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre todos os recursos didáticos utilizados no estudo, o quiz foi o mais bem avaliado pelos alunos em razão de sua dinamicidade. O resultado apontou que os recursos didáticos podem potencializar o ensino de Geografia, mas, para aplicá-los é de extrema importância que o pesquisador/professor conheça antes de tudo as demandas de sua comunidade escolar e a realidade dos atores sociais envolvidos nesse processo para não incorrer na armadilha de realizar dinâmicas sem conteúdo.

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Biografia do Autor

Ian Moura Martins, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Geografia na Universidade Federal do Maranhão, Brasil; membro do Laboratório de Geotecnologias e Análise Espacial e do Grupo de Pesquisa em Pedologia e Edafologia; coordenador e professor de Geografia no cursinho comunitário Gaspar Cutrim, São Luís, Maranhão, Brasil.

Igor Bergamo Anjos Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil; professor adjunto III do Departamento de Geociência na mesma instituição.

Teresa Cristina Cantanhede Borges, Faculdade do Maranhão

Mestra em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil; professora na Faculdade do Maranhão, Brasil.

Audivan Ribeiro Garces Junior, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professor efetivo das redes municipais de educação de São Luís e de São José de Ribamar, São Luís, Maranhão, Brasil.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

MARTINS, I. M.; GOMES, I. B. A.; BORGES, T. C. C.; GARCES JUNIOR, A. R. Recursos didáticos no ensino de Geografia: estratégias para trabalhar as categorias Lugar e Paisagem. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 373–394, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62328. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62328. Acesso em: 22 dez. 2024.