Influências familiares e socioeconômicas

vivências de alunos da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61106

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Vulnerabilidade socioeconômica, Configurações familiares

Resumo

O objetivo da pesquisa é investigar as influências socioeconômicas e familiares nas trajetórias de vida de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando se/como tais influências refletiram no ambiente escolar, no desenvolvimento e na aprendizagem desses alunos. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada por meio da gravação de entrevista semiestruturada com quatro alunos da EJA de Ensino Médio. Os resultados indicam que os discentes apresentam “sequelas” de suas experiências anteriores, sendo necessário considerar as distintas realidades, especificidades e relações culturais desses alunos a fim de valorizar suas trajetórias e aliá-las ao processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Jaqueline Martins Rezende, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Naviraí, Brasil; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE/UFMS).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil, com estágio pós-doutoral na mesma instituição; professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil; líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE/UFMS), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

REZENDE, J. M.; GONÇALVES, J. P. Influências familiares e socioeconômicas: vivências de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 164–186, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61106. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61106. Acesso em: 12 nov. 2024.