A liberdade na era digital
reflexões à luz da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-60431Palavras-chave:
Liberdade, Educação de Jovens e Adultos, DigitalResumo
O presente texto pretende refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos no contexto da liberdade segundo alguns filósofos e pensadores contemporâneos. Inicialmente foi feita uma análise expondo alguns conceitos acerca da liberdade na visão de diferentes autores, a exemplo de: Sartre, Kant, Marx, Guy Debord (2003), Hannah Arendt (1983) e Paulo Freire (1979; 1981; 1986; 1997). Em seguida, versa-se que, no mundo contemporâneo, a internet é a força que mais tem revolucionado os meios de comunicação, trazendo benefícios diversos num âmbito geral, como também o aumento considerável de possibilidades de desvirtuação do seu uso. Dessa forma, procurou-se fundamentar a partir de leis que normatizam esse uso e que garantam liberdade e privacidade ao indivíduo. Num terceiro momento, discutiu-se a efetivação do direito à educação dos jovens e adultos privados de liberdade, incluindo esses educandos na era digital, valorizando-os diante da sociedade e do mundo do trabalho, permitindo a inclusão educacional e social.
Downloads
Referências
ARENDT, H. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983.
ALMEIDA, V. S. de. Educação e liberdade em Hannah Arendt. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 465-479, set./dez. 2008. Doi: 10.1590/S1517-97022008000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/f7RpmmqqLWYqLHZBg4v6XNB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 mar. 2021.
BECKENKAMP, J. O lugar sistemático do conceito de liberdade na filosofia crítica kantiana. Kant e-prints, Campinas, Série 2, v. 1, n. 1, p. 31-56, jan./jun. 2006. Disponível em: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/331. Acesso em: 5 mar. 2021.
CARVALHO, J. S. A liberdade educa ou a educação liberta? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 839-851, set./dez. 2010. Doi: 10.1590/S1517-97022010000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/VpxPTCxrknSKPwFVgPKVknx/?lang=pt. Acesso em: 5 mar. 2021.
DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo. E-book digitalizado por Coletivo Periferia e e-Books Brasil. Rio de Janeiro: Editora Contrapontos, 2003.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
MACKEIVICZ, O. O problema da liberdade na história da filosofia. 2017. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Artigos/o_problema_da_liberdade.pdf. Acesso em: 5 mar. 2021.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações, Dom Quixote, 1992.
OLIVEIRA, A. da R. O problema da liberdade no pensamento de Karl Marx. Perspectiva, Florianópolis, v. 16, n. 29, p. 175-195, jan./jun. 1998. Doi: 10.5007/%25x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10638. Acesso em: 12 fev. 2021.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SILVA, A. M. V. B. da A concepção de liberdade em Sartre. Filogenese, Marília, v. 6, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/alinesilva.pdf. Acesso em: 5 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adeline Cerqueira Souza, Danielle Sobral Porto Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.