A liberdade na era digital

reflexões à luz da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-60431

Palavras-chave:

Liberdade, Educação de Jovens e Adultos, Digital

Resumo

O presente texto pretende refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos no contexto da liberdade segundo alguns filósofos e pensadores contemporâneos. Inicialmente foi feita uma análise expondo alguns conceitos acerca da liberdade na visão de diferentes autores, a exemplo de: Sartre, Kant, Marx, Guy Debord (2003), Hannah Arendt (1983) e Paulo Freire (1979; 1981; 1986; 1997). Em seguida, versa-se que, no mundo contemporâneo, a internet é a força que mais tem revolucionado os meios de comunicação, trazendo benefícios diversos num âmbito geral, como também o aumento considerável de possibilidades de desvirtuação do seu uso. Dessa forma, procurou-se fundamentar a partir de leis que normatizam esse uso e que garantam liberdade e privacidade ao indivíduo. Num terceiro momento, discutiu-se a efetivação do direito à educação dos jovens e adultos privados de liberdade, incluindo esses educandos na era digital, valorizando-os diante da sociedade e do mundo do trabalho, permitindo a inclusão educacional e social.

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Biografia do Autor

Adeline Cerqueira Souza, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação na Universidade do Estado da Bahia, Brasil; membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES/UNEB).

Danielle Sobral Porto Costa, Prefeitura Municipal de Salvador

Mestranda em Educação de Jovens e Adultos na Universidade do Estado da Bahia, Brasil; vice-diretora na Secretaria Municipal de Educação de Salvador, Bahia, Brasil.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

SOUZA, A. C. .; COSTA, D. S. P. A liberdade na era digital: reflexões à luz da Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 376–383, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-60431. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/60431. Acesso em: 25 dez. 2024.