Paulo Freire na EJA

uma pedagogia emancipadora para os esfarrapados do mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-59727

Palavras-chave:

EJA, Paulo Freire, Emancipação, Oprimidos

Resumo

Este artigo buscou analisar a realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua relação com os pressupostos freireanos. Como método para o desenvolvimento deste estudo, valeu-se de pesquisa documental e bibliográfica, a partir de legislações e dados abertos expressos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como referencial teórico, ancorou-se no próprio Paulo Freire e em autores que se dedicam aos estudos da EJA e na crítica ao capitalismo. Verificou-se que a modalidade EJA e as formulações de Paulo Freire estão historicamente implicadas entre si. Concluiu-se que, este ano em que celebramos o centenário de Freire, é um momento no qual todos os sujeitos envolvidos com a EJA devem “esperançar” em um movimento incansável em “ser mais” a favor da emancipação humana e contra a corrente opressora instalada no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Reis Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação de Jovens e Adultos: contextos, sujeitos e práticas (CNPq).

Marcia Soares de Alvarenga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação (CNPq).

Referências

ALVARENGA, M. S. de. A educação de jovens e adultos no PNE 2014-2024: entre os ajustes econômicos e os direitos sociais na atual conjuntura de crises no Brasil. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 13, n. 33, p. 121-138, dez., 2016. Doi: 10.5935/2238-1279.20160064. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/2434. Acesso em: 9 mar. 2021.

ALVARENGA, M. S. de. Produzir sentidos no currículo ou sobre currículo que produz sentidos para jovens e adultos trabalhadores. Jornal Redes Educativas e Currículos Locais. Rio de Janeiro, v. 21, n. 5, p. 1-2, jun., 2015. Disponível em: http://lab-eduimagem.pro.br/jornais/redes_cvs/anteriores/ano5_ed21/politicas_curriculares.html. Acesso em: 9 mar. 2021.

BRASIL. [Constituição (1934)]. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1934.

BRASIL. [Constituição (1988)]. República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: DF, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622. Acesso em: 15 maio 2021.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF, 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em: 15 maio 2021.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF, 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 15 maio 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 maio de 2021.

CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

DI PIERRO, M. C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1115-1139, out. 2005. Doi: 10.1590/S0101-73302005000300018 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mbngdHjkWrYGVX96G7BWNRg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 abr. 2021.

FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1975.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1977.

HADDAD, S. Ensino Supletivo no Brasil: o estado da arte. Brasília: INEP, 1987.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua 2019. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/8ff41004968ad36306430c82eece3173.pdf . Acesso em: 18 abr. 2021.

MORAES, R. C. C. de. Estado, desenvolvimento e globalização. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.

PAIVA, V. P. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Edições Loyola, 1973.

REGO, N. R. P. Subalternizadxs-mambembes-insurgentes: práticas-investigativas-transformadoras e a educação popular como perspectivas de trans-form-AÇÃO. 2019. 305 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://www.unirio.br/ppgedu/TesePPGEduNoeliaRodrigues.pdf. Acesso em: 11 abr. 2021.

REIS, P. J. F. M. Paulo Freire: análise de uma história de vida. 2012. 198 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São João Del Rei, São João del Rei, 2012. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/mestletras/PRINCIPAL/Pollyanna.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

Downloads

Publicado

29-09-2021

Como Citar

FERNANDES, M. V. R.; ALVARENGA, M. S. de . Paulo Freire na EJA: uma pedagogia emancipadora para os esfarrapados do mundo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 332–348, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-59727. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/59727. Acesso em: 24 dez. 2024.