Documentando as aprendizagens experienciais da docência na/pela relação com estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-55051

Palavras-chave:

Aprendizagem experiencial, Docência, Documentação narrativa, Experiências Pedagógicas

Resumo

O relato de experiência emerge de uma prática desenvolvida no ensino de língua portuguesa na Educação Básica. Trata-se de uma experiência com ensino de conjunções desenvolvida em uma escola de ensino regular noturno da cidade de São Paulo. A metodologia ancora-se nas bases epistemológicas da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, proposta por Suárez (2007). O dispositivo foi a escrita narrativa, produzida em primeira pessoa, por meio da qual a prática é ao mesmo tempo relatada e refletida, gerando a compreensão da produção de um saber experiencial. O trabalho possibilitou concluir que a aprendizagem experiencial da docência emerge das relações que o professor e os estudantes produzem no tensionamento do ensino que tecem no cotidiano escolar. Documentar a experiência facultou a reflexividade da prática, consagrando-a enquanto um saber experiencial que legitima as aprendizagens da docência que se tecem nas acontecências e nas necessidades de aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil; estágio pós-doutoral na mesma instituição; professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil;  membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica (DIVERSO); coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU/UEFS). 

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Publicado

30-05-2021

Como Citar

SILVA, F. O. da. Documentando as aprendizagens experienciais da docência na/pela relação com estudantes. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 233–250, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-55051. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/55051. Acesso em: 22 dez. 2024.