Adolescentes em vulnerabilidade social

círculo de cultura como estratégia de problematização da realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-54991

Palavras-chave:

Adolescentes, Educação em saúde, Vulnerabilidade social

Resumo

O estudo tem como objetivo relatar a experiência de implementação de uma ação educativa sobre Projeto de Vida, com um grupo de adolescentes em condição de vulnerabilidade social aplicando o Círculo de Cultura de Paulo Freire. Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa fundamentada nesse método, contando com a participação de adolescentes inseridos em um contexto de vulnerabilidade social, cuja realização dispôs de duas etapas: diagnóstico situacional e implementação do círculo de cultura. A ação foi realizada durante os meses de abril e maio de 2019, no Centro de Referência de Assistência Social, em um grupo formado por 20 participantes. O referencial teórico adotado possibilitou a formação de um espaço de compartilhamento de conhecimentos, ideias, pensamentos e visões, favorecendo uma problematização crítica acerca das temáticas identificadas pelo grupo como definidoras do universo da adolescência, além de ser uma estratégia de transformação de realidades comunitárias. Portanto, a experiência possibilitou aos adolescentes o conhecimento e o desenvolvimento de um papel protagonista na transformação individual e coletiva, bem como um novo enfrentamento do contexto de vulnerabilidades que os cercam.

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Biografia do Autor

Francisco Wellington Dourado Júnior, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestrando em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Vulnerabilidade e Saúde.

Jussara Alves Alcântara, Centro Educacional Ícone

Especialista em Seguridade Social e Políticas Públicas pelo Centro Educacional Ícone, Ceará, Brasil.

 

Kellyanne Abreu Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Paula Rivele Gomes Sousa Mendes, Secretaria Municipal de Saúde de Alcântaras

Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Alcântaras, Ceará, Brasil.

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Publicado

30-05-2021

Como Citar

DOURADO JÚNIOR, F. W.; ALCÂNTARA, J. A.; SILVA, K. . A.; MENDES, P. R. G. S. Adolescentes em vulnerabilidade social: círculo de cultura como estratégia de problematização da realidade . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 288–303, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-54991. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54991. Acesso em: 22 jul. 2024.