Formação permanente de professores a partir da trama conceitual freireana

Autores

  • Helga Porto Miranda Universidade do Estado da Bahia
  • Lormina Barreto Neta Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-54682

Palavras-chave:

Formação permanente, Leitura de mundo, Trama conceitual freireana

Resumo

O presente texto visa apresentar reflexões a partir da trama conceitual freireana que foi construída a partir das ponderações realizadas na Cátedra Paulo Freire, na Pontifícia Católica de São Paulo, da qual elegemos para essa análise a categoria: Formação Permanente de professores, a partir da leitura e reflexão da obra de Paulo Freire: Política e Educação: Ensaios (2001), A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (1989), Professora sim; tia, não: Cartas a quem ousa ensinar (2017), Medo e ousadia: cotidiano do professor (1986) e O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social (2011). Essa reflexão contribuiu para pensar a formação dos professores considerando a possibilidade de desenvolver a conscientização, criticidade e humanização do profissional, assim como orienta o currículo, as práticas pedagógicas e os processos de ensino e aprendizagem. Para alcançarmos esse objetivo, é necessário haver diálogo, participação e autonomia dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helga Porto Miranda, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, Brasil; professora efetiva da Universidade do Estado da Bahia, Campus Jacobina, Brasil.

Lormina Barreto Neta, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Cat´ólica de Campinas, São Paulo, Brasil; professora efetiva da Universidade do Estado da Bahia, Campus Irecê, Brasil.

Referências

CARVALHO, A. L. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: EDUFMT, 2005.

ECCO, I.; NAGARO, A. A educação em Paulo Freire como processo de humanização. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 12., 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18184_7792.pdf. Acesso em: 15 maio 2020.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. Professora sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 6. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1986.

SAUL, A. M. Ensinar-aprender: a inspiração de Paulo Freire para a prática docente. In: BRITO, R.L.G. L. de; SAUL, A. M. ; ALVES, D. R. M. Paulo Freire: contribuições para o ensino, a pesquisa e a gestão da educação. Prefácio de Eliete Santiago. Rio de janeiro: Letra capital, 2014. p. 29-51

SAUL, A. M.: SAUL, A. Uma trama conceitual centrada no currículo inspirada na Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Revista e-Curriculum, v.16, n.4, p.1.142-1.174, 2018. Doi: 10.23925/1809-3876.2018v16i4p1142-1174. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/39550. Acesso em: 18 abr. 2020

Downloads

Publicado

30-05-2021

Como Citar

MIRANDA, H. P.; BARRETO NETA, L. Formação permanente de professores a partir da trama conceitual freireana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 272–287, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-54682. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54682. Acesso em: 25 dez. 2024.