As Instituições de Ensino Superior e seus interlocutores quanto à percepção nas ações extensionistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-54250

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Instrumento de Pesquisa, Avaliação da extensão, Revisão sistemática

Resumo

As informações da extensão universitária no mundo estão registradas desde o começo do século XIX na Inglaterra. No Brasil, a extensão universitária ganha maior destaque a partir da segunda metade dos anos 1960. Ao longo desse tempo, a educação universitária percebeu a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, fundamentada no conhecimento de concepções, fundamentos, bases conceituais, possíveis impactos e mudanças resultantes das ações extensionistas. Este estudo de revisão sistemática pretendeu analisar produções da literatura nacional e internacional, referentes às práticas extensionistas nas universidades públicas e privadas, contemplando artigos e dissertações no período compreendido entre 2012 a 2019. Como aporte, foram feitas buscas nas bases de dados na SciELO, Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da CAPES, priorizando estudos com aplicação de instrumentos para as análises. Foram selecionados 28 publicações, permanecendo oito  artigos e duas  dissertações. Os resultados apontam a extensão como  impactante na interação universidade/comunidade, contribuindo para uma educação libertadora e transformando o contexto social. Assim, as avaliações institucionais dessas ações demandam um olhar mais aprofundado acerca da percepção desses envolvidos com relação à extensão. Nessa perspectiva, o acompanhamento torna-se um meio de suma importância para se alcançar os objetivos propostos.

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Biografia do Autor

Leopoldina Francimar Amorim Coelho Diniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Mestra em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; assistente em administração na Pró-reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Brasil. 

Geida Maria Cavalcanti de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora aposentada da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Dennis Marinho Oliveira Ramalho de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; professor assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil. 

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Publicado

30-05-2021

Como Citar

DINIZ, L. F. A. C. .; SOUSA, G. M. C. de .; SOUZA, D. M. O. R. de. As Instituições de Ensino Superior e seus interlocutores quanto à percepção nas ações extensionistas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 140–159, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-54250. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54250. Acesso em: 22 dez. 2024.