Narrativas dos docentes acerca dos desafios e estratégias de enfrentamento das dificuldades no exercício da profissão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-53761

Palavras-chave:

Desafios, Enfrentamentos das dificuldades, História oral, Profissão docente

Resumo

Este trabalho tem como objetivo narrar as vivências de docentes no exercício da profissão em uma Escola Municipal de Palmas-TO. Destarte, pretendemos relatar dados referentes à profissão, como a escolha, a satisfação e atualização profissional, os desafios e as dificuldades, além de apresentar características resilientes desenvolvidas no âmbito escolar. A metodologia usada foi História Oral Temática. Diante das narrativas das docentes participantes deste trabalho, percebe-se que a escolha da profissão se deu inicialmente por falta de outras opções, mas no decorrer do curso se identificaram e demonstraram que gostam da profissão e se dedicam a ela, apesar de destacarem fatores que podem ser melhorados no contexto escolar, tais como: acreditam que a profissão deveria ser mais valorizada; deve haver envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos; a carga horária é excessiva; há indisciplina e desinteresse por parte dos alunos. Nesse caminho, entre os desafios e os enfrentamentos das dificuldades com planejamento e apoio de toda a equipe escolar, a resiliência é primordial para superação das adversidades e a capacidade de se manterem íntegros, proativos fortalecendo o desempenho das atividades profissionais com competência, conhecimento, dedicação, entusiasmo e amor.

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Biografia do Autor

Josivânia Sousa Costa Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Tocantins, Brasil; pedagoga na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade do Algarve, Portugal; professora associada IV na Universidade Federal do Tocantins, Campus Palmas; membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). 

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Publicado

30-05-2021

Como Citar

RIBEIRO, J. S. C.; PINHO, M. J. de. Narrativas dos docentes acerca dos desafios e estratégias de enfrentamento das dificuldades no exercício da profissão. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 214–232, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-53761. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53761. Acesso em: 22 dez. 2024.