A territorialização como instrumento para formação em saúde a partir de uma experiência de extensão popular

Autores

  • Jeane Constantino Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Erika Valeska da Costa Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Artemis Rodrigues Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Dailton Alencar Lucas de Lacerda Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53298

Palavras-chave:

Território sociocultural, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde

Resumo

Este texto relata a importância da territorialização como instrumento para a formação em saúde a partir de uma experiência de extensão popular vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa, de atividade de territorialização, baseado na sistematização de experiências segundo Oscar Jara. A atividade foi vivenciada por estudantes, professores e trabalhadores da atenção básica, como parte do Programa Educação Popular em Saúde do Trabalhador (PEPST), o qual tem como eixo teórico-metodológico a Educação Popular em Saúde. O trabalho teve como cenário de prática a comunidade do Grotão, localizada no município de João Pessoa-PB. Os estudantes foram divididos em grupos e acompanhados por profissionais da equipe de saúde. As impressões foram relatadas em um diário de campo. Também foram realizadas entrevistas com ex-participantes do PEPST. A partir dessa experiência ficou evidente que a territorialização contribui para a reorientação da formação em saúde e para a integração ensino-serviço-comunidade, apresentando-se também como um subsídio para o planejamento de ações estratégicas capaz de considerar as iniquidades sociais inerentes ao território.

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Biografia do Autor

Jeane Constantino Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; estagiária no Laboratório de Bioquímica e Fisiologia do Exercício na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.  

Erika Valeska da Costa Alves, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Gerontologia na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; pesquisadora integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Saúde e Comunidade (GEPEX-SC) da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Artemis Rodrigues Dias, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa, Paraíba, Brasil; coordenadora adjunta do Programa Mais Saude da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Dailton Alencar Lucas de Lacerda, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professor adjunto no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, Brasil; coordenador de Educação Popular da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários na mesma instituição.

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Publicado

13-07-2020

Como Citar

PEREIRA, J. C.; ALVES, E. V. da C.; DIAS, A. R. .; LACERDA, D. A. L. de . A territorialização como instrumento para formação em saúde a partir de uma experiência de extensão popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 233–241, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53298. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53298. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência