A territorialização como instrumento para formação em saúde a partir de uma experiência de extensão popular

Autores

  • Jeane Constantino Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Erika Valeska da Costa Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Artemis Rodrigues Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Dailton Alencar Lucas de Lacerda Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53298

Palavras-chave:

Território sociocultural, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde

Resumo

Este texto relata a importância da territorialização como instrumento para a formação em saúde a partir de uma experiência de extensão popular vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa, de atividade de territorialização, baseado na sistematização de experiências segundo Oscar Jara. A atividade foi vivenciada por estudantes, professores e trabalhadores da atenção básica, como parte do Programa Educação Popular em Saúde do Trabalhador (PEPST), o qual tem como eixo teórico-metodológico a Educação Popular em Saúde. O trabalho teve como cenário de prática a comunidade do Grotão, localizada no município de João Pessoa-PB. Os estudantes foram divididos em grupos e acompanhados por profissionais da equipe de saúde. As impressões foram relatadas em um diário de campo. Também foram realizadas entrevistas com ex-participantes do PEPST. A partir dessa experiência ficou evidente que a territorialização contribui para a reorientação da formação em saúde e para a integração ensino-serviço-comunidade, apresentando-se também como um subsídio para o planejamento de ações estratégicas capaz de considerar as iniquidades sociais inerentes ao território.

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Biografia do Autor

  • Jeane Constantino Pereira, Universidade Federal da Paraíba

    Mestra em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; estagiária no Laboratório de Bioquímica e Fisiologia do Exercício na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.  

  • Erika Valeska da Costa Alves, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda em Gerontologia na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; pesquisadora integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Saúde e Comunidade (GEPEX-SC) da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

  • Artemis Rodrigues Dias, Universidade Federal da Paraíba

    Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa, Paraíba, Brasil; coordenadora adjunta do Programa Mais Saude da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

  • Dailton Alencar Lucas de Lacerda, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professor adjunto no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, Brasil; coordenador de Educação Popular da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários na mesma instituição.

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Publicado

13-07-2020

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

PEREIRA, Jeane Constantino; ALVES, Erika Valeska da Costa; DIAS, Artemis Rodrigues; LACERDA, Dailton Alencar Lucas de. A territorialização como instrumento para formação em saúde a partir de uma experiência de extensão popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 233–241, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53298. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53298. Acesso em: 24 maio. 2025.