Tenda Saúde, Arte e Cultura

uma experiência de educação popular e promoção da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53286

Palavras-chave:

Educação em saúde, Promoção da Saúde, Medicina Tradicional, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever uma experiência de educação popular e promoção da saúde em uma USF do município de Catalão, Goiás, Brasil. Trata-se de uma atividade vinculada à disciplina de Promoção da Saúde do 2º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (hoje Universidade Federal de Catalão), realizado entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018. Utilizou-se o referencial teórico da promoção da saúde e da educação popular no Sistema único de Saúde (SUS). A experiência demonstrou que ainda há dificuldade de se compreender o conceito de promoção da saúde; que os saberes populares na comunidade e as ações interprofissionais, colaborativas e intersetoriais são fundamentais para a consolidação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS) e da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) no SUS.

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Biografia do Autor

Eduardo Viana da Silva, Universidade Federal de Catalão

Graduando em Enfermagem na Universidade Federal de Catalão, Goiás, Brasil; membro e conselheiro da Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares (LAPIC-UFCAT); bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissional).

Pollyana Sousa Almeida , Universidade Federal de Catalão

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Catalão; membro e conselheira da Liga de Práticas Integrativas e Complementares (LAPIC-UFCAT); bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde/ Interprofissional); membro do Núcleo de Estudos de Práticas Integrativas e Complementares (NEPPICs).

Fabiana Ribeiro Santana, Universidade Federal de Goiás

Doutora em cotutela/dupla titulação entre a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Doutora em Ciências) e a Université de Cergy-Pontoise, França (Doutora em Ciências da Educação); professora adjunta do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás, Brasil; pesquisadora e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agroecologia e Saúde (NEPEAS-UFG); membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva (NUPESCO-EERP/USP).

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Publicado

13-07-2020 — Atualizado em 19-01-2022

Versões

Como Citar

SILVA, E. V. da; ALMEIDA , P. S.; SANTANA, F. R. Tenda Saúde, Arte e Cultura: uma experiência de educação popular e promoção da saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 192–203, 2022. DOI: 10.14393/REP-2020-53286. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53286. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência