Educação em saúde no contexto escolar

construção de uma proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem baseada em projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53255

Palavras-chave:

Educação em saúde, Aprendizagem baseada em projetos, Interdisciplinaridade

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar o processo de construção de uma proposta de ensino-aprendizagem baseada em projetos e investigar as contribuições dessa proposta para educação em saúde no ensino fundamental. Com aporte metodológico orientado pela pesquisa-ação, contempla um conjunto de ações desenvolvidas pelos pesquisadores em colaboração com uma escola no interior do Rio Grande do Sul. Após um processo formativo que contemplou aspectos da saúde na escola, doenças crônicas não transmissíveis, alimentação saudável e aspectos socioemocionais da prática docente, quatro docentes planejaram um projeto interdisciplinar de ensino-aprendizagem, desenvolvido com escolares do 6º e 7º anos, durante o ano letivo. Para o acompanhamento das ações foram utilizados questionários semiestruturados, entrevistas, diário de campo, registro fotográfico e observação participante. Os resultados demonstraram que o projeto foi desenvolvido a partir de discussões coletivas, considerando a realidade e especificidades do contexto escolar. As ações foram idealizadas e desenvolvidas de forma interdisciplinar e proporcionaram práticas pedagógicas em saúde planejadas e articuladas ao currículo, enfatizando a necessidade de apoio familiar no processo na construção de ambientes e atitudes mais saudáveis. Além disso, a potencialidade do trabalho colaborativo escola-universidade na promoção de melhorias no processo de ensino-aprendizagem foi evidenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação em Ciências na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ-UFSM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES-UNIPAMPA).

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciênciasna Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação em Ciências Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Estudos Transdisciplinares (GET-UFSM) e do Grupo de Estudo em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ-UFSM).

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral em Biologia Molecular na Universidade de Leon, Espanha; professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

ANASTASIOU, L. D. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias em aula. 10. ed. Joinville: UNIVILLE, 2012.

ANDRADE, J. P.; SARTORI, J. O professor autor e experiências significativas na educação do século XXI: estratégias ativas baseadas na metodologia de contextualização da aprendizagem. In: BACICH, L. e MORAN, J. (ed.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

ARAÚJO, U. F. Temas transversais, pedagogia de projetos e as mudanças na educação. São Paulo: Summus, 2014..

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BRAIDA, F. Da “Aprendizagem Baseada em Problemas” à “Aprendizagem Baseada em Projetos”: estratégias metodológicas para o ensino de projeto nos cursos de Design à luz dos paradigmas contemporâneos. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE DISEÑO “DISEÑO EN PALERMO”, 10., CONGRESO LATINOAMERICANO DE ENSEÑANZA DEL DISEÑO COMUNICACIONES, 5. Actas de Diseño, Año IX, v. 17, p. 142-146, julio 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Indicador de nível socioeconômico das escolas de Educação Básica (Inse) – 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais. Acesso em: 22 dez. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 21 dez. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais.. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Taxas de Rendimento. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais. Acesso em: 22 dez. 2019.

CANDEIAS, N. M. F. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 209-13, 1997. Doi: 10.1590/S0034-89101997000200016.

CARDOSO, V.; REIS, A. P. D.; IERVOLINO, S. A. Escolas promotoras de saúde. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 107-115, 2008. Doi: 10.7322/jhgd.19872 .

CARLAN, C. B. Influência de projetos pedagógicos interdisciplinares na atividade física habitual e no estado nutricional de escolares do ensino fundamental. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

CHOW, K. C. K. et al. Teachers as researchers: a discovery of their emerging role and impact through a school-university collaborative research. Brock Education Journal, Ontário, v. 24, n. 2, p. 20-39, 2015. Doi: 10.26522/brocked.v24i2.374.

FARIAS, P. A. M. D.; MARTIN, A. L. D. A. R.; CRISTO, C. S. Aprendizagem ativa na educação em saúde: percurso histórico e aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 39, n. 1, p. 143-158, 2015. Doi: 10.1590/1981-52712015v39n1e00602014.

ILHA, P. V. Contribuições da pesquisa colaborativa na prática pedagógica docente, utilizando a aprendizagem de projetos como estratégia de ensino. 2014. 142 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

ILHA, P. V. et al. Promoção da saúde a partir da aprendizagem por projetos. Atos da Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 10, n. 1, p. 280-303, 2015. Doi: 10.7867/1809-0354.2015v1n10p280-303.

LIMA, A. P. S. Ensino multidisciplinar na melhoria do conhecimento nutricional no ensino fundamental. 2014. 54 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

LIMA, A. P. S. et al. Aprendizagem por projetos no ensino fundamental: estratégia para entendimento da pirâmide alimentar. Research, Society and Development, Itabira, v. 8, n. 1, p. e4781636, 2019. Doi: 10.33448/rsd-v8i1.636.

MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. D. Conceituação da educação em saúde e suas implicações nas práticas escolares Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 6, n. 3, p. 21-38, 2013. Doi: 10.22409/resa2013.v6i3.a21140.

MOHR, A. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. 2002. 410 f. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2002.

MOHR, A.; VENTURI, T. Fundamentos e objetivos da educação em saúde na escola: contribuições do conceito de alfabetização científica. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9., 2013, Girona. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/38988588. Acesso em: 15 jan. 2020.

PEREIRA, M. M.; LANG, R. M. F. Influência do ambiente familiar no desenvolvimento do comportamento alimentar. Uningá, Maringá, v. 41, n. 1, p. 86-89, 2014.

PIASETZKI, C. T. D. R.; BOFF, E. T. D. O. Educação alimentar e nutricional e a formação de hábitos alimentares na infância. Contexto & Educação, Ijuí, Ano 33, n. 106, p. 318-338, 2018. Doi: 10.21527/2179-1309.2018.106.318-338.

PINHEIRO, L. M. Pedagogia de projetos. Rio de Janeiro: Clube de Autores, 2016.

RODRIGUES, C. B. C. et al. Influência de projetos pedagógicos interdisciplinares na atividade física habitual e no estado nutricional. Educação e Linguagem, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 25-41, 2019. Doi: 10.15603/2176-1043/el.v22n2p25-41.

ROSSI, A.; MOREIRA, E. A. M.; RAUEN, M. S. Determinantes do comportamento alimentar: uma revisão com enfoque na família. Revista de Nutrição, Campinas, v. 21, n. 6, p. 739-748, 2008. Doi: 10.1590/S1415-52732008000600012.

ROSSI, C. E. et al. Fatores associados ao consumo alimentar na escola e ao sobrepeso/obesidade de escolares de 7-10 anos de Santa Catarina, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 443-454, 2019. Doi: 10.1590/1413-81232018242.34942016.

ROSSI, D. S. Imagem corporal, aspectos nutricionais e atividade física em estudantes. 2014. 54 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

SOARES, B. R. et al. Atitudes relativas ao consumo alimentar de escolares da zona de sul de São Paulo. Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 18, n. 2, p. 323-337, 2017.

VENTURI, T.; PEDROSO, I.; MOHR, A. Educação em saúde na escola a partir de uma perspectiva pedagógica: discussões acerca da formação de professores. ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA (EREBIO-SUL). 6., 2013, Santo Ângelo. Anais [...]. Santo Ângelo: URI, 2013.

VILLA, J. K. D. et al. Padrões alimentares de crianças e determinantes socioeconômicos, comportamentais e maternos. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 302-309, 2015. Doi: 10.1016/j.rpped.2015.05.001 0103-0582.

VISINTAINER, D. S. R. Oficinas pedagógicas como estratégia para a promoção da saúde na formação docente continuada. 2018. 159 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

VISINTAINER, D. S. R.; SOARES, F. A. A. O desenvolvimento de estratégias de ensino para a promoção da saúde na formação docente continuada. Contexto & Educação, Ijuí, v. 34, n. 109, p. 57073, 2019. Doi: 10.21527/2179-1309.2019.109.52-73.

Downloads

Publicado

13-07-2020

Como Citar

MENEZES, K. M.; RODRIGUES, C. B. C. .; CANDITO, V.; SOARES, F. A. A. Educação em saúde no contexto escolar: construção de uma proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem baseada em projetos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 48–66, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53255. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53255. Acesso em: 21 nov. 2024.