Inquietações, provocações, reflexões, acolhida e encontro promovido pela educação popular e o serviço social: um diálogo com Oscar Jara

um diálogo com Oscar Jara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53044

Palavras-chave:

Educação Popular, Serviço Social, Transformação social, Conscientização

Resumo

As inquietações das reflexões que constituíram a entrevista advieram dos desafios interpostos na relação entre educação popular e serviço social, levando em conta que esta é uma das profissões da área da saúde e que a primeira tem sido relegada após o movimento de reconceituação, no anos de 1980, que marca a aproximação e, logo em seguida, um afastamento entre ambos. Nesse sentido, a partir do contato com Oscar Jara buscou-se problematizar algumas questões que são centrais para esse debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Gobetti Leonardi, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil; assistente social na mesma instituição, onde coordena o Centro de Educação em Direitos Humanos e o Setor de Saúde do Estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Raiane Patrícia Severino Assumpção, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professora adjunta IV da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Brasil; pró-reitora de Extensão e Cultura na mesma instituição; líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Violência do Estado, Direitos Humanos e Educação Popular; membro do Centro de Educação em Direitos Humanos.

Referências

DURIGUETTO, M. L.; BALDI, L. A. P. Serviço social, mobilização e organização popular: uma sistematização do debate contemporâneo. Katálysis, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 193-202, 2012. Doi: 10.1590/S1414-49802012000200005.

GADOTTI, M. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Diálogos, Taguatinga, v. 18, n. 1, p. 10–32, 2012. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/3909/2386. Acesso em: 15 nov. 2019.

LEONARDI, F.; ASSUMPÇÃO, R. Educação popular na universidade: uma construção a partir das contradições, reflexões e vivências a partir do PET Educação Popular da Unifesp-Baixada Santista. e-Curriculum, v. 14, n. 2, p. 437-462, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/27448. Acesso em: 15 nov. 2019.

NETTO, J. P. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós¬ 64. São Paulo: Cortez, 1991.

Downloads

Publicado

13-07-2020

Como Citar

LEONARDI, F. G.; ASSUMPÇÃO, R. P. S. . Inquietações, provocações, reflexões, acolhida e encontro promovido pela educação popular e o serviço social: um diálogo com Oscar Jara: um diálogo com Oscar Jara. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 242–258, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53044. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53044. Acesso em: 25 dez. 2024.