Orientação e desenvolvimento pessoal e profissional
um projeto de apoio psicológico à comunidade do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-52516Palavras-chave:
Atendimento psicológico de universitários, Orientação, Desenvolvimento pessoal e profissional, Aspectos biopsicossociaisResumo
O projeto de Orientação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional tem como objetivo proporcionar orientações e apoio aos alunos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná e à comunidade em geral, no que diz respeito às questões relacionais, pessoais e profissionais que estejam interferindo no bem-estar biopsicossocial. O projeto visa auxiliar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Orientação Acadêmica de forma a ampliar o campo de intervenção, uma vez que ele possui um enfoque voltado para as questões educacionais de ensino e aprendizagem. A metodologia adotada envolveu a realização de atividades individuais de orientação e apoio. Os instrumentos e as técnicas utilizadas envolveram a aplicação de testes psicológicos para diagnóstico, entrevistas clínicas, vivências e atividades de sensibilização. As ações desse projeto implicam no bem-estar biopsicossocial dos alunos e da comunidade, de forma a refletir na melhoria dos relacionamentos interpessoais tanto no âmbito pessoal como profissional, redução de faltas excessivas, reprovações, desistências e abandono dos cursos.
Downloads
Referências
AZEVEDO, S. L. A eficácia do Programa de Assistência Estudantil (PROAES) na Universidade Federal do Espírito Santo para redução dos índices de evasão para alunos de graduação. Revista Guará, Vitória, n. 6, p. 7-20, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/index.php/guara/article/view/15113. Acesso em: 15 jan. 2020. Doi: 10.30712/guara.v1i6.15113.
BAYRAM, N.; BILGEL, N. The prevalence and socio-demographic correlations of depression, anxiety and stress among a group of university students. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, v. 43, n. 8, p. 667-672, 2008. Disponível em: Acesso em dezembro de 2019. Doi: 10.1007/s00127-008-0345-x.
CERCHIARI, E. A. N. Saúde mental e qualidade de vida em estudantes universitários. 2004. 243 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2004.
FELDMAN, L. et al. Relaciones entre estrés académico, apoyo social, salud mental y rendimiento académico en estudiantes universitarios venezolanos. Universitas Psychologica, Colombia, v.7, n. 3, p. 739-751, 2008. Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revPsycho/article/view/406. Acesso em: 19 jan. 2020.
JORGE, M. S.; RODRIGUES, A. R. F. Serviços de apoio ao estudante oferecidos pela Escola de Enfermagem no Brasil. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 3, n.2, p. 59-68, 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11691995000200005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 dez. 2019. Doi: 10.1590/S0104-11691995000200005.
LORETO, G. Contribuição do aconselhamento psicológico para a saúde mental dos universitários. Revista de Neurobiologia, Recife, v. 28, p. 283-296, 1965.
MOSCOVICI, F. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
OLIVEIRA, L. M. A. C. et al. Grupo de suporte como estratégia para acolhimento de familiares de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 44, n. 2, p. 429-436, jun. 2010.
OSSE, C. M. C.; COSTA, I. I. Saúde mental e qualidade de vida na morada estudantil da Universidade de Brasília. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 28, n. 1, p. 115-122, jan./mar. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2011000100012&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em 18 dez. 2019. Doi: 10.1590/S0103-166X2011000100012.
PADOVANI, R. C. et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 2-10, jun. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1808-56872014000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 dez. 2019. Doi: 10.5935/1808-5687.20140002.
RAMOS, F. P. et al. Desafios na trajetória acadêmica e apoio psicológico ao estudante universitário: contribuições de dois projetos de extensão. Revista Guará, Vitória, v. 6, n. 9, p. 57-67, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/15783. Acesso em: 15 jan. 2020. Doi: 10.30712/guara.v6i9.15783.
SALES JUNIOR, J. S. Uma análise estatística dos fatores de evasão e permanência de estudantes de graduação presencial da UFES. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
SOUSA, T. F.; JOSÉ, H. P. M.; BARBOSA, A. R. Condutas negativas à saúde em estudantes universitários brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 12, p. 3563-3575, dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013001200013. Acesso em: 18 jan. 2020. Doi: 10.1590/S1413-81232013001200013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.