Reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação de jovens e adultos

Autores

  • Suelen Santos Maurício Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-52202

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Diretrizes Curriculares Nacionais, Educação de classe trabalhadora

Resumo

Este artigo pretende desenvolver reflexões acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da análise deste documento e do diálogo com bibliografias que discutem a educação contemporânea no âmbito da EJA, buscando pensar a educação para a classe trabalhadora no contexto brasileiro. A promulgação das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), assim como as DCN inserem-se em um movimento de Reformas Educacionais, de caráter neoliberal, iniciado na década de 1990 sob influência de organismos multilaterais. Os resultados da análise do documento supracitado indicam um discurso construído na perspectiva do capitalismo mundializado que busca encobrir a realidade social e sustentar o pensamento individualista, competitivo e meritocrático. A EJA aparece nas políticas educacionais como um espaço de qualificação dos sujeitos para inserção no mercado de trabalho e conquista de cidadania, que vem exigindo novas habilidades dos trabalhadores e formação de consumidores na lógica do mercado.

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Biografia do Autor

Suelen Santos Maurício, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil; professora substituta no Departamento de Geografia da mesma instituição.

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Publicado

01-09-2020

Como Citar

MAURÍCIO, S. S. Reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação de jovens e adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 43–63, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-52202. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52202. Acesso em: 26 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais