Políticas públicas para educação de jovens e adultos

em movimento e disputa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-51940

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Hist´ória da EJA, Políticas públicas

Resumo

O presente artigo faz uma breve contextualização histórica da trajetória da educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil, com o objetivo de refletirmos sobre as concepções que fundamentaram as políticas públicas e que até hoje trazem implicações no cenário educacional dessa modalidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica/documental analisada à luz dos pressupostos teóricos que engendram as pesquisas neste campo de estudo. Entende-se que ao longo da história da educação as políticas públicas para EJA foram descontínuas e fragmentadas, não sendo prioridade para os governos, o que acarretou profundas marcas sobre essa modalidade e seus educandos. A EJA integra um campo político complexo, com diversas particularidades e que, apesar de ter apresentado inúmeros avanços ao longo das décadas, vem sendo ameaçada por políticas públicas regressivas que comprometem seriamente o direito de todos à educação. As políticas públicas para EJA precisam ser construídas a partir de uma reflexão ampla, não somente no tocante educacional, mas no seu contexto social, econômico e cultural como um todo.

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Biografia do Autor

Nakita Ani Guckert Marquez, Instituto Federal Catarinense

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil; professora adjunta do Instituto Federal Catarinense, campus Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil.

Dalva Maria Alves Godoy, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina com período sanduíche na Universidad de Granada, Espanha; estágio pós-doutoral no Instituto da Criança da Universidade do Minho, Portugal, e na Universidad de Granada, Espanha; professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

01-09-2020

Como Citar

MARQUEZ, N. A. G.; GODOY, D. M. A. Políticas públicas para educação de jovens e adultos: em movimento e disputa . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 25–42, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-51940. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/51940. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais