Atividades práticas em hortas escolares no processo de ensino e aprendizagem de Geografia para estudantes com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-51753

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Aprendizagem, Horta escolar, Deficiência intelectual

Resumo

O presente artigo corresponde aos resultados parciais de uma pesquisa de dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar as possibilidades e os desafios no processo de ensino e aprendizagem de Geografia com atividades práticas em horta escolar. A pesquisa foi fomentada pela observação das dificuldades dos professores de Geografia em trabalhar junto a alunos com deficiência intelectual (DI), devido à escassez de materiais didáticos adequados e à formação docente insuficiente. Os sujeitos do estudo são estudantes com DI, matriculados nas séries finais de uma escola do ensino fundamental na cidade do Gama-DF. Para o respectivo estudo, utilizamos a pesquisa qualitativa como metodologia. A utilização da horta escolar como recurso pedagógico de ensino possibilitou a promoção de uma aprendizagem mais significativa, que contemplou também outras habilidades humanas interessantes para alunos com DI, ao associar os conteúdos geográficos aplicados durante o desenvolvimento das atividades práticas na horta escolar nas aulas de Geografia. No decorrer da pesquisa foi perceptível o quanto as atividades práticas no espaço físico da horta escolar no ensino de Geografia para alunos com DI foram eficazes, deram sentido para a compreensão e reflexão sobre os saberes geográficos, além de fortalecerem ações de inclusão no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Juanice Pereira dos Santos Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda em Geografia pela Universidade de Brasília, Brasil; professora da rede estadual de educação do Distrito Federal, Brasil. 

Ruth Elias de Paula Laranja, Universidade de Brasília

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil, com estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, Portugal; professora adjunta I do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília, Brasil.

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Publicado

01-09-2020

Como Citar

SILVA, J. P. dos S. .; LARANJA, R. . E. de P. Atividades práticas em hortas escolares no processo de ensino e aprendizagem de Geografia para estudantes com deficiência intelectual. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 64–82, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-51753. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/51753. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais