Projetos de ensino com perspectiva interventiva
uma possibilidade de atuação didático-pedagógica com alunos da Licenciatura em Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-51698Palavras-chave:
Projeto Interventivo, Aprendizagem, Alternância, Educação do CampoResumo
Este trabalho visa socializar as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de ensino “Mediação didático-pedagógica na construção dos TCs do Curso Técnico em Agroindústria” desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, Rio Grande do Sul. O projeto materializou-se a partir de uma atitude intervencionista, na qual alunos da Licenciatura em Educação do Campo desenvolveram atividades didático-pedagógicas baseadas na perspectiva epistemológica freiriana, visando atender as especificidades da construção de conhecimentos, sob a modalidade alternância, no contexto da Educação do Campo. A organização metodológica comprometeu-se com a construção/ressignificação de conhecimentos de aplicação prática e/ou dirigidos à superação de problemas educacionais específicos da comunidade escolar e acadêmica. A intervenção possibilitou, sobretudo, o desenvolvimento de um processo educativo embasado em referencial teórico, que por sua vez, é crítico das teorias tradicionais da educação. Acredita-se que uma práxis crítica sensibiliza para a realidade das relações entre o ser humano e o mundo, além de colaborar com um processo ensino aprendizagem dialógico e significativo. Nesse sentido, socializar as construções realizadas nesse contexto, reveste-se de uma significância ímpar no constructo de outra possibilidade de educar.
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