Projetos de ensino com perspectiva interventiva

uma possibilidade de atuação didático-pedagógica com alunos da Licenciatura em Educação do Campo

Autores

  • Josete Bitencourt Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-51698

Palavras-chave:

Projeto Interventivo, Aprendizagem, Alternância, Educação do Campo

Resumo

Este trabalho visa socializar as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de ensino “Mediação didático-pedagógica na construção dos TCs do Curso Técnico em Agroindústria” desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, Rio Grande do Sul. O projeto materializou-se a partir de uma atitude intervencionista, na qual alunos da Licenciatura em Educação do Campo desenvolveram atividades didático-pedagógicas baseadas na perspectiva epistemológica freiriana, visando atender as especificidades da construção de conhecimentos, sob a modalidade alternância, no contexto da Educação do Campo. A organização metodológica comprometeu-se com a construção/ressignificação de conhecimentos de aplicação prática e/ou dirigidos à superação de problemas educacionais específicos da comunidade escolar e acadêmica. A intervenção possibilitou, sobretudo, o desenvolvimento de um processo educativo embasado em referencial teórico, que por sua vez, é crítico das teorias tradicionais da educação. Acredita-se que uma práxis crítica sensibiliza para a realidade das relações entre o ser humano e o mundo, além de colaborar com um processo ensino aprendizagem dialógico e significativo. Nesse sentido, socializar as construções realizadas nesse contexto, reveste-se de uma significância ímpar no constructo de outra possibilidade de educar.

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Biografia do Autor

Josete Bitencourt Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha

Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil;  professora do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia Farroupilha, Campus Jaguari, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

01-09-2020

Como Citar

CARDOSO, J. B. Projetos de ensino com perspectiva interventiva: uma possibilidade de atuação didático-pedagógica com alunos da Licenciatura em Educação do Campo . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 228–239, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-51698. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/51698. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência