Projeto Magistério em áreas de reforma agrária do Ceará

experiências de um bolsista

Autores

  • Expedito Vital Marinho Junior Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-50700

Palavras-chave:

Relato de Vida, Pronera, Magistério da Terra

Resumo

O objetivo deste texto é relatar minha vivência como bolsista de extensão do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Destaco os percalços e conquistas pessoais e coletivas para a concretização do Projeto de Formação de Educadores e Educadoras de Assentamentos Rurais em Áreas de Reforma Agrária do Ceará – Magistério em Nível Médio (2005-2010). Para isso, busquei amparo metodológico em autores que trabalham com a perspectiva de biografia e relatos de experiência de vida (CHARTIER, 1994; GUIMARÃES, 2008; LE GOFF, 1990). Por fim, concluo que apesar das limitações, o projeto obteve sucesso, formando um número relevante de educandos para atuarem em assentamentos rurais e, pessoalmente, me fez aprender e crescer tanto intelectualmente quanto como ser social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Expedito Vital Marinho Junior, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; bolsista CAPES.

Referências

ANDRADE, M. R.; DI PIERRO, M. C. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária em Perspectiva: dados básicos para uma avaliação. São Paulo: Ação Educativa, 2004. Disponível em: http://www.observatoriodaeducacao.org.br/ebulicao/ebul06/Faisca_4.1.pdf. Acesso em: 5 dez. 2019.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Programa Nacional de Educação na Reforma. Manual de Operações. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.incra.gov.br/sites/default/files/programa_nac_educacao_reforma_agraria.pdf. Acesso em: 5 dez. 2019.

CALAZANS, M. J. C.; CASTRO, L. F. M.; SILVA, H. R. S.“Questões e contradições da educação rural no Brasil. In: WERTHEIN, J.; BORDENAVE DIAS, J. Educação rural no terceiro mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. p. 161-198.

CEARÁ. Projeto de Formação de Educadores e Educadoras de Assentamentos Rurais em Áreas de Reforma Agrária do Ceará – Magistério em Nível Médio. (texto mimeografado). Fortaleza, 2008.

CHARTIER, R. A história hoje: dúvidas, desafios e propostas. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 13, v. 7, p. 97-113, 1994.

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA (CPT). Sobre nós: histórico. Disponível em: https://www.cptnacional.org.br/sobre-nos/historico. Acesso em: 22 jan. 2020.

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA (CPT). Sobre nós: missão. Disponível em: https://www.cptnacional.org.br/sobre-nos/missao. Acesso em: 22 jan. 2020.

FERNANDES, B. M. Diretrizes de uma caminhada. In: CALDART, R. S.; CERIOLI, P. R.; KOLLING, E. J. (org.). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002. p. 89-101. (Coleção por uma educação do campo, 4).

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo: Cortez, 2005(b).

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005(a).

GOHN, M. G. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 333-512, maio-ago. 2011. Doi: 10.1590/S1413-24782011000200005.

GUIMARÃES, M. L. S. Prefácio: a biografia como escrita das 172 UFES - História. In: SOUZA, Ad. B. Duque de Caxias: o homem por trás do monumento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p. 19-26.

LE GOFF, J. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

MENDES, J. E.; BRITO, C. M. M. Relatório Pedagógico do Curso Magistério da Terra. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Convênio nº 32.000/2005. FUNECE /INCRA-CE (texto mimeografado). 2010.

Downloads

Publicado

13-03-2020

Como Citar

MARINHO JUNIOR, E. V. Projeto Magistério em áreas de reforma agrária do Ceará: experiências de um bolsista. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 273–290, 2020. DOI: 10.14393/rep-v19n12020-50700. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/50700. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência