Projeto Magistério em áreas de reforma agrária do Ceará
experiências de um bolsista
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-50700Palavras-chave:
Relato de Vida, Pronera, Magistério da TerraResumo
O objetivo deste texto é relatar minha vivência como bolsista de extensão do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Destaco os percalços e conquistas pessoais e coletivas para a concretização do Projeto de Formação de Educadores e Educadoras de Assentamentos Rurais em Áreas de Reforma Agrária do Ceará – Magistério em Nível Médio (2005-2010). Para isso, busquei amparo metodológico em autores que trabalham com a perspectiva de biografia e relatos de experiência de vida (CHARTIER, 1994; GUIMARÃES, 2008; LE GOFF, 1990). Por fim, concluo que apesar das limitações, o projeto obteve sucesso, formando um número relevante de educandos para atuarem em assentamentos rurais e, pessoalmente, me fez aprender e crescer tanto intelectualmente quanto como ser social.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. R.; DI PIERRO, M. C. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária em Perspectiva: dados básicos para uma avaliação. São Paulo: Ação Educativa, 2004. Disponível em: http://www.observatoriodaeducacao.org.br/ebulicao/ebul06/Faisca_4.1.pdf. Acesso em: 5 dez. 2019.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Programa Nacional de Educação na Reforma. Manual de Operações. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.incra.gov.br/sites/default/files/programa_nac_educacao_reforma_agraria.pdf. Acesso em: 5 dez. 2019.
CALAZANS, M. J. C.; CASTRO, L. F. M.; SILVA, H. R. S.“Questões e contradições da educação rural no Brasil. In: WERTHEIN, J.; BORDENAVE DIAS, J. Educação rural no terceiro mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. p. 161-198.
CEARÁ. Projeto de Formação de Educadores e Educadoras de Assentamentos Rurais em Áreas de Reforma Agrária do Ceará – Magistério em Nível Médio. (texto mimeografado). Fortaleza, 2008.
CHARTIER, R. A história hoje: dúvidas, desafios e propostas. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 13, v. 7, p. 97-113, 1994.
COMISSÃO PASTORAL DA TERRA (CPT). Sobre nós: histórico. Disponível em: https://www.cptnacional.org.br/sobre-nos/historico. Acesso em: 22 jan. 2020.
COMISSÃO PASTORAL DA TERRA (CPT). Sobre nós: missão. Disponível em: https://www.cptnacional.org.br/sobre-nos/missao. Acesso em: 22 jan. 2020.
FERNANDES, B. M. Diretrizes de uma caminhada. In: CALDART, R. S.; CERIOLI, P. R.; KOLLING, E. J. (org.). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002. p. 89-101. (Coleção por uma educação do campo, 4).
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo: Cortez, 2005(b).
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005(a).
GOHN, M. G. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 333-512, maio-ago. 2011. Doi: 10.1590/S1413-24782011000200005.
GUIMARÃES, M. L. S. Prefácio: a biografia como escrita das 172 UFES - História. In: SOUZA, Ad. B. Duque de Caxias: o homem por trás do monumento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p. 19-26.
LE GOFF, J. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
MENDES, J. E.; BRITO, C. M. M. Relatório Pedagógico do Curso Magistério da Terra. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Convênio nº 32.000/2005. FUNECE /INCRA-CE (texto mimeografado). 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Expedito Vital Marinho Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.