Estética do cotidiano e interculturalidade

uma experiência na pós-graduação

Autores

  • Mariana Lopes Junqueira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jesse da Cruz Universidade Regional de Blumenau
  • Joanna Oliari Macoppi Universidade Regional de Blumenau
  • Carla Carvalho Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-48416

Palavras-chave:

Interculturalidade, Estética do cotidiano, Multiculturalidade, Universidade

Resumo

Este estudo objetiva partilhar um relato de experiência que relacionou os temas Estética do Cotidiano e Interculturalidade. A proposta foi realizada na disciplina optativa Arte e Estética na Educação, em um programa de pós-graduação em educação de uma universidade catarinense. A proposta elaborada como parte das atividades do componente curricular foi organizada pelos acadêmicos do curso. Foi proposta, como aporte teórico, a discussão acerca da Estética do Cotidiano na Educação relacionada ao conceito de Interculturalidade. O intuito foi aliar teoria e prática em propostas que envolvam a arte e a estética. A experiência levou os participantes ao diálogo e à reflexão. Observou-se, assim, a relevância do tema nos currículos escolares, na universidade e da responsabilidade social de reconhecer e agregar toda forma de expressão cultural nas vidas dos acadêmicos na área da educação.

Downloads

Biografia do Autor

  • Mariana Lopes Junqueira, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil; supervisora de disciplina no Centro Universitário Leonardo da Vinci, Santa Catarina, Brasil; integrante dos grupos de pesquisa Música e Educação (MusE) e Arte e Estética na Educação.

  • Jesse da Cruz, Universidade Regional de Blumenau

    Mestrando em Educação na Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; professor na Universidade de Brusque e na Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; integrante do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação.

  • Joanna Oliari Macoppi, Universidade Regional de Blumenau

    Graduada em Artes pela Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. 

  • Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professora na Universidade Regional de Blumenau; líder do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação.

     

Referências

ANDRADE, M. Tolerar é pouco?: pluralismo, mínimos éticos e práticas pedagógicas. Petrópolis: De Petrus et Alii, 2009. 216 p.

CAMARGO, G. G. A. (org.) Antropologia da dança I. Florianópolis: Insular, 2013.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abr. 2008. Doi: 10.1590/S1413-24782008000100005.

DUARTE JR., J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar edições, 2001.

GOMES, N. L. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 2012. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/Corpo-e-cabelo-como-s%C3%ADmbolos-da-identidade-negra.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. Estética e arte na formação do professor da educação básica. In: NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. (org.). Mediação cultural, formação de leitores & educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 231-251.

RICHTER, I. M. Multiculturalidade: uma policromia dinâmica. In: RICHTER, I. M. (org.). Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas: Mercado das Letras, 2003. p. 13-36.

SOLIGO, R. Venho por meio desta... In: PRADO, G. do V. T.; SOLIGO, R. (org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. Campinas: Alínea, 2007. p. 323-361.

Downloads

Publicado

15-10-2019

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

JUNQUEIRA, Mariana Lopes; CRUZ, Jesse da; MACOPPI, Joanna Oliari; CARVALHO, Carla. Estética do cotidiano e interculturalidade: uma experiência na pós-graduação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 281–296, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-48416. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48416. Acesso em: 7 abr. 2025.