As contribuições de Paulo Freire nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão

Autores

  • Andréa Kochhann Universidade Estadual de Goiás
  • Thaís Tállita Ferreira Fernandes Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art11

Palavras-chave:

Paulo Freire, Esnino, Pesquisa, Extensão

Resumo

Busca-se, neste artigo, apresentar as contribuições de Paulo Freire para o ensino, a pesquisa e a extensão. Trata-se dos resultados de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Como instrumento de coleta de dados se realizou o Estado da Arte, por meio do mapeamento de dissertações e teses dos acervos digitais de seis universidades de Goiás e São Paulo, publicadas entre 2003 e 2013. Também foram analisados três livros do autor. A parte empírica foi realizada por meio de entrevista com a então presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Profª Drª Sandra de Deus, que socializa na entrevista seu apreço pela teoria freiriana. A pesquisa possibilitou a compreensão de que as contribuições de Freire não se restringem à alfabetização de jovens e adultos, mas ao processo ensino-aprendizagem de forma que o ensino esteja indissociado da pesquisa e da extensão universitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás

Doutoranda em Educação na Universidade de Brasília, Brasil; professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás, Campus São Luis de Montes Belos, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI/UEG).

Thaís Tállita Ferreira Fernandes, Universidade Estadual de Goiás

Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura, Goiás, Brasil; membro do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI/UEG).

Referências

BEISIEGEIL, C. de R. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2010. 128 p. (Coleção Educadores).

BRANDÃO, C. R. Paulo Freire, educar para transformar: fotobiografia. São Paulo: Mercado Cultural, 2005. 140 p.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 128 p.

_______. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. 111 p.

FERREIRA, A. B. de H. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 7. ed. Curitiba: Positivo, 2009. 2.120 p.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, Ano 23, n. 79, ago. 2002.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez Autores Associados, 2011. 102 p.

______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. 149 p.

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 144 p.

GADOTTI, M. (Org.) Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1996. 740 p.

PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 2010-2019. Governo do Estado de Goiás Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Universidade Estadual de Goiás. Anápolis, 2010.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 304 p.

Downloads

Publicado

03-10-2018

Como Citar

KOCHHANN, A.; FERNANDES, T. T. F. As contribuições de Paulo Freire nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 144–162, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-art11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41633. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais