Diretrizes nacionais para a educação escolar quilombola

uma perspectiva de educação contra-hegemônica

Autores

  • Gisele Paula Batista Universidade Federal do Amapá
  • Moisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra Universidade Federal do Amapá
  • Eugénia da Luz Silva Foster Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22017-art05

Palavras-chave:

Educação Hegemônica, Educação Contra-hegemônica, Educação Quilombola

Resumo

Este artigo faz abordagens acerca da Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Por meio de uma revisão bibliográfica nas literaturas trabalhadas pela disciplina Pensamento Educacional Brasileiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amapá, o texto se propõe a analisar essas Diretrizes em uma perspectiva contra-hegemônica de educação, por meio de um currículo diferenciado em que os sujeitos historicamente excluídos insurgem-se, reivindicando por direitos, reconhecimento e fortalecimento de saberes, valores e cultura.

Biografia do Autor

  • Gisele Paula Batista, Universidade Federal do Amapá

    Mestranda em Educação na Universidade Federal do Amapá.

  • Moisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra, Universidade Federal do Amapá

    Mestrando em Educação na Universidade Federal do Amapá.

  • Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

    Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professora associada IV da Universidade Federal do Amapá.

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Publicado

03-10-2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Diretrizes nacionais para a educação escolar quilombola: uma perspectiva de educação contra-hegemônica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 68–79, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22017-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41021. Acesso em: 6 mar. 2025.