O conceito de formação continuada dos professores de Ladário, Mato Grosso do Sul, e o totalitarismo da razão instrumental

Autores

  • Crisley Monteiro de Monteiro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Isabella Fernanda Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-art04

Palavras-chave:

Formação continuada, PNAIC, Teoria Crítica

Resumo

O Programa Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC) é uma proposta do Governo Federal, juntamente com os estados e municípios do Brasil e tem como objetivo alfabetizar crianças até o 3º ano do ensino fundamental. Esse programa se subdivide em quatro eixos: formação continuada; materiais didáticos; avaliação sistemática e gestão; mobilização e controle social. Todavia, concentramo-nos no eixo formação continuada com o propósito de analisar qual a concepção dos professores de uma escola em Ladário, Mato Grosso do Sul, participantes do PNAIC, com relação à formação continuada apresentada pelo programa. Com essa finalidade utilizamos como metodologia o estudo de caso com entrevista semiestruturada e, como referencial, a Teoria Crítica. Concluímos que os professores de Ladário veem a formação continuada do PNAIC como um auxílio para complementar suas práticas pedagógicas, e em nenhum momento se posicionam criticamente sobre as determinações. Detectamos, então, na fala desses sujeitos, a totalização da razão instrumental, visto que não discutem as orientações, apenas as executam.

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Biografia do Autor

Crisley Monteiro de Monteiro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus do Pantanal

Isabella Fernanda Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus do Pantanal

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Publicado

18-06-2018

Como Citar

MONTEIRO, C. M. de .; FERREIRA, I. F. O conceito de formação continuada dos professores de Ladário, Mato Grosso do Sul, e o totalitarismo da razão instrumental. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 63–79, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n12018-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40804. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais