Emancipação em praticas educativas

as concepções dos educadores sociais

Autores

  • Cecilia Kerches Menezes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Débora Cristina Fonseca Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-art03

Palavras-chave:

Emancipação, Educação não formal, Educadores sociais

Resumo

Este trabalho objetiva discutir como o conceito de emancipação é significado por educadores sociais, quando parece contraditório pensar em trabalhar a emancipação e a autonomia da coletividade em um momento em que o sistema econômico impõe a individualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, por meio da análise documental e de entrevistas semiestruturadas, possibilitou identificar se para os profissionais que desenvolvem atividades educativas em práticas sociais suas atividades são emancipatórias. As ações desses profissionais partiam de atividades educativas, desenvolvidas na comunidade com adolescentes, jovens e adultos, usuários da política de assistência social, e tinham como proposta emancipar esses sujeitos para o exercício da cidadania. Porém, na análise, evidenciou-se que os educadores sociais se encontravam alienados ao sistema capitalista, reproduzindo a formação de indivíduos submissos e acríticos, considerando a lógica do mundo do capital. Nas considerações finais, destaca-se a necessidade de se criar oportunidades e possibilidades para que os educadores sociais possam rever suas concepções.

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Biografia do Autor

Cecilia Kerches Menezes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduacao em Serviço Social pela Faculdades Integradas Maria Imaculada (1990) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015), no departamento de Educação do Instituto de Biociências/ UNESP

Débora Cristina Fonseca, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado (2000) e doutorado (2008) em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente é docente na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro, Dep. de Educação e Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação/UNESP / Rio Claro

 

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Publicado

18-06-2018

Como Citar

MENEZES, C. K.; FONSECA, D. C. Emancipação em praticas educativas: as concepções dos educadores sociais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 45–62, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n12018-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/39280. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais