Graffiti Pixação no chão da escola

reflexões do diário de campo para a formação docente em Geografia

Autores

  • Jamila Reis Gomes Universidade Federal da Bahia
  • Eduardo Oliveira Miranda Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria Cecília de Paula Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-rel03

Palavras-chave:

Graffiti, Pixação, Cultura Urbana, Estágio Supervisionado, Geografia

Resumo

Em formato narrativo e com respaldo na metodologia da etnopesquisa crítica, trazemos, por meio deste texto, a experiência de sermos educadores em processo formativo, que se utiliza da escrita de um diário de campo como projeto de conhecimento e formação. Acreditamos que o currículo escolar precisa ser explorado pautado na cosmovisão, criando várias formas de pensar a Geografia. Para tal, recorremos a Boaventura de Souza Santos (2002), por visualizar em sua obra a possibilidade de legitimar experiências sociais não oficializadas pelo poder hegemônico, tais como: graffiti/pixação. Portanto, visualizamos o Estágio Supervisionado em Geografia da Universidade Federal da Bahia como o campo oportuno para efetivar a práxis, ao relacionar a educação geográfica e a temática do graffiti/pixação. O artigo apresenta quatro momentos, que são articulados e apontam os diálogos verbais e imagéticos, construídos ao longo de quatro encontros com uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Salvador, Bahia.

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Biografia do Autor

  • Jamila Reis Gomes, Universidade Federal da Bahia

    Graduanda em Geografia na Universidade Federal da Bahia, Brasil; membro do grupo de pesquisa Produção do Espaço Urbano (PEU/UFBA).

  • Eduardo Oliveira Miranda, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Discente do Doutorado em Educação na Universidade Federal da Bahia. Professor Substituto da Faculdade de Educação - FACED/UFBA. Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS. Foi aluno especial do Programa de Pós-graduação em Educação da UNEB na disciplina Educação, Subjetividade e Formação. Tem experiência docente na Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação. Desenvolve produções com foco em Educação e Cultura. Destarte, atua com as seguintes temáticas: Geografia Escolar; Formação Docente; Currículo, Metodologia e Didática; Educação das Relações

  • Maria Cecília de Paula Silva

    Pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Estrasburgo, França; professora associada da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Referências

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Publicado

18-06-2018

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

GOMES, Jamila Reis; MIRANDA, Eduardo Oliveira; SILVA, Maria Cecília de Paula. Graffiti Pixação no chão da escola: reflexões do diário de campo para a formação docente em Geografia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 145–157, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n12018-rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/39206. Acesso em: 1 maio. 2025.