Redesenhando a memória local

educação patrimonial e ambiental nos Campos Gerais, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Autores

  • Fabio Martins Secretaria Estadual de Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_rel02

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural e Ambiental, Arte-Educação, Meio Ambiente

Resumo

O presente texto apresenta uma reflexão sobre o projeto "Redesenhando a memória local", o qual aborda questões de educação patrimonial e ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Maestro Bento Mossurunga, em Ponta Grossa, Paraná. O objetivo do projeto é despertar nos alunos e na comunidade escolar o respeito e interesse referente às problemáticas e à  valorização do patrimônio cultural e ambiental que constituem parte da identidade e memória da população local. Tendo em vista a interdisciplinaridade do projeto, foram utilizadas diversas metodologias, tais como registros em diários, análises de dados e releituras a partir dos dados coletados. Como atividade final, na disciplina Artes, foi desenvolvido um mural de dez metros, localizado na entrada do colégio, contemplando imagens que refletem a junção dos dados coletados pelos alunos.

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Biografia do Autor

Fabio Martins, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia; Especialização em Educação Especial, professor de Arte da rede Estadual de Ensino do Paraná

Referências

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

MARTINS, F. Redesenhando a memória local: educação patrimonial e ambiental nos Campos Gerais, Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 152–160, 2017. DOI: 10.14393/rep_v16n22017_rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/37779. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência