Atenção Básica à  Saúde

aprendendo com o passado e refletindo o presente

Autores

  • Mateus Aparecido de Faria Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_art03

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Sistematização, Saúde Pública

Resumo

A Atenção Básica à  Saúde tem como prerrogativa ser o elemento coordenador da rede de atenção à saúde, devido a sua característica vinculante à comunidade e de estar mais próxima das demandas e necessidades sociais. Nesse sentido, o município de Contagem, Minas Gerais, vem realizando diversas ações com o objetivo de fortalecer esse nível de atenção. Uma dessas ações foi a I Mostra em Atenção Básica à  Saúde de Contagem. Assim, este artigo objetiva analisar produções apresentadas nesse evento. A pesquisa foi realizada na perspectiva qualitativa, através do método da educação popular de sistematização de experiências. Os resultados foram apresentados e discutidos pela categorização utilizada na Mostra: Gestão de Unidades e Equipes; Promoção à  Saúde e Prevenção de Agravos; Assistência e Tecnologias do Cuidado; Educação Permanente e Formação Profissional; Gestão Participativa e Controle Social e Práticas de Vigilância em Saúde no Território da Atenção Básica. As ações mais frequentes foram aquelas relacionadas à prevenção de agravos, promoção da saúde, assistência em saúde e tecnologias do cuidado. Fatores como apoio da gestão e adesão dos participantes foram facilitadores dos resultados positivos alcançados pelas experiências. Os recursos escassos disponibilizados levaram à  restrição da atuação de profissionais de equipes de saúde no fazer-diferente.

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Biografia do Autor

Mateus Aparecido de Faria, Fundação Oswaldo Cruz

Mestrando em Saúde Coletiva (Fiocruz-MG). Aperfeiçoado em Educação Permanente em Saúde (UFRGS). Bacharel em Gestão de Serviços de Saúde (UFMG).

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

FARIA, M. A. de. Atenção Básica à  Saúde: aprendendo com o passado e refletindo o presente. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 38–53, 2017. DOI: 10.14393/rep_v16n22017_art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/36469. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais