Avaliação do conhecimento de educadores sobre violência intra familiar

uma abordagem realizada em escolas municipais de ensino básico

Autores

  • Cléa Adas Saliba Garbin Universidade Estadual Paulista
  • Paula Caetano Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Laura Modesto de Albuquerque Donine Universidade Estadual Paulista
  • Artênio José Ísper Garbin Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_art05

Palavras-chave:

Violência Doméstica, Educação Infantil, Docentes, Pré-Escolar

Resumo

A violência infantil é considerada uma das causas mais importantes para a morbimortalidade na infância. Este problema deve ser identificado por qualquer profissional que esteja em contato direto com a criança no seu cotidiano, em especial professores de educação infantil. Este estudo transversal objetivou verificar o conhecimento de professores de Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBS) do município de Araçatuba, São Paulo, sobre violência intrafamiliar contra crianças. O instrumento de análise utilizado foi um questionário semiestruturado e, previamente, testado. O universo amostral deste estudo foi composto por 84 professores, pertencentes a 10 EMEBS. Os resultados foram analisados no programa Excel e mostraram que a maioria dos participantes definiu violência contra criança como violência física e psicológica (52,4%). Ao serem questionados quanto ao preparo para identificar abusos, 67,9% disseram ter obtido informações a respeito de violência contra a criança durante sua formação acadêmica, todavia apenas 19% dos participantes se sentiam totalmente capazes de identificar abusos em menores. 20,2% da amostra mencionaram ainda não se sentir responsável por esse tipo de notificação. Logo, o conhecimento das equipes pedagógicas do ensino infantil sobre violência contra criança ainda é bastante deficitário. São sugeridas medidas que estimulem a busca pelo conhecimento e atualização destes profissionais.

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Biografia do Autor

Cléa Adas Saliba Garbin, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Odontologia Legal e Deontologia pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora titular da Universidade Estadual Paulista

Paula Caetano Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutoranda em Odontologia Preventiva e Social na Universidade Estadual Paulista

Ana Laura Modesto de Albuquerque Donine, Universidade Estadual Paulista

Graduanda em Odontologia na Universidade Estadual Paulista

Artênio José Ísper Garbin, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ortodontia pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor adjunto da Universidade Estadual Paulista.

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

GARBIN, C. A. S. .; ARAÚJO, P. C. .; DONINE, A. L. M. de A.; GARBIN, A. J. Ísper . Avaliação do conhecimento de educadores sobre violência intra familiar: uma abordagem realizada em escolas municipais de ensino básico. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 70–81, 2017. DOI: 10.14393/rep_v16n22017_art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/35532. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais