Não somos uma ilha: aproximações da universidade com a luta pela reforma agrária

Autores

  • Luis Fernando de Miranda Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
  • Diógenes Valdanha Neto Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n22016-rel03

Palavras-chave:

Educação Popular. Educação do Campo. Reforma Agrária. Movimentos Sociais. MST

Resumo

O texto traz uma breve reflexão sobre o cenário político atual e localiza a realização da II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, Minas Gerais, nesse contexto.Â É apresentada a transcrição da fala de Seu Luis, acampado e militante do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) da região de Uberaba, proferida durante o evento. A importância da manifestação de quem vive e realiza a luta social é reforçada, e um convite para uma apreensão cuidadosa da fala é feito, visando possibilitar uma melhor compreensão desse cenário de luta pela reforma agrária e do papel que a universidade pode ter na construção desses caminhos. A busca do elemento popular da luta e da educação é enaltecida em sua
necessidade e potência libertadora.

Downloads

Biografia do Autor

  • Luis Fernando de Miranda, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
    Membro da coordenação regional do MST em Uberaba.
  • Diógenes Valdanha Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Biólogo (USP), mestre em Educação Escolar (UNESP), e doutorando em Educação (USP). Docente do departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Referências

ARBEX J

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

VALLA, V. V. A crise de interpretação é nossa: procurando compreender a fala das classes subalternas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 21, n.2, p.177-190, 1996.

Downloads

Publicado

03-01-2017

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

DE MIRANDA, Luis Fernando; VALDANHA NETO, Diógenes. Não somos uma ilha: aproximações da universidade com a luta pela reforma agrária. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 149–153, 2017. DOI: 10.14393/rep-v15n22016-rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34609. Acesso em: 2 maio. 2025.