A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n22016-rel01

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Docência, Depoimento

Resumo

Estudos que relatem a história de vida profissional de um docente da educação básica são imprescindíveis, pois a partir desses relatos é possível estabelecer correlações entre o ambiente escolar, a dedicação docente, a carreira no magistério e as interações que ocorrem entre os indivíduos que compõem o ambiente escolar. Portanto, esse tipo de estudo pode ajudar licenciandos e/ou licenciados recém-formados a criar repertório e a construir sua prática docente. Este trabalho se baseia em depoimentos de uma professora de Física, com aproximadamente trinta anos de experiência, obtidos por meio de entrevista e respostas a um questionário sobre os temas: a escola, a profissão de professor, a diversidade, a avaliação e as aulas. Ele contribui claramente para que se tenha uma visão geral sobre a dedicação, os conflitos e as interações no ambiente escolar e se conheça como funciona esse espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno de Sousa-Lopes, Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto

Bacharel em Biomedicina pela Fundação Presidente Antônio Carlos, Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Ciências, área Entomologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente Doutorando em Entomologia pela Universidade de São Paulo, Avenida Bandeirantes n. 3900, CEP 14040901 Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Referências

ALVES, N. Educação e mídia: as tantas faces da professora

ANASTASIOU, L. das G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, L.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville: Univille, 2009. p. 1-26.

DEMARTINI, Z. B. F.; TENCA, S. C.; TENCA, A. Os alunos e o ensino na República Velha através das memórias de velhos professores. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 61-71, 1985.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

______. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.

KLEIN, A. M.; PÁTARO, C. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cordis Revista Eletrônica de História Social da Cidade, São Paulo, n. 1. p. 1-8, 2008.

LAPO, F. R.; BUENO, B. O. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 65-88, mar. 2003.

MASETTO, M. Um plano e seus componentes. In: ______. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997. p. 86-103.

NICOLESCU, B. Fundamentos metodológicos para o estudo transcultural e transreligioso. In: SOMMERMAN, A.; MELO, M. F. de; BARROS, V. M. de. (Org.). Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: Triom, 2002. p. 45-70.

PAIVA, C. E. de; SILVA, F. D. A. Concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil da rede pública municipal de Ituiutaba, Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 56-69, 2015.

ROM

Downloads

Publicado

03-01-2017

Como Citar

DE SOUSA-LOPES, B. A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 128–136, 2017. DOI: 10.14393/rep-v15n22016-rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34050. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência